Correio de Carajás

Repórter Correio

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Colapso de reservatórios

Em uma dura nota técnica, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) prevê que os reservatórios de pelo menos oito importantes usinas hidrelétricas localizadas nas regiões Sudeste e Centro-Oeste devem chegar a novembro, que marca o fim do período seco, praticamente vazios. Nessa situação, chamada tecnicamente de “perda do controle hidráulico”, o ONS alerta para “restrições no atendimento energético nos subsistemas Sul e Sudeste/Centro-Oeste”.

Colapso de reservatórios II

Leia mais:

“Considerando-se as previsões de afluência (entrada de água nos reservatórios) obtidas com a chuva de 2020, prevê-se a perda do controle hidráulico de reservatórios da bacia do Rio Paraná no segundo semestre de 2021. A perda do controle hidráulico na bacia do Paraná implicaria em restrições no atendimento energético nos subsistemas Sul e Sudeste/Centro-Oeste”, diz a nota do ONS. O documento foi encaminhado para o Ministério de Minas e Energia e para a Agência Nacional de Águas nesta semana. É a primeira vez que um órgão federal alerta para a possibilidade de falta de energia. O ONS quer a limitação do uso da água para outros fins, como a redução de irrigação e navegação, para guardar água nos reservatórios.

Despedida

O corpo do empresário e ex-cartorário Alberto Santis filho, o Albertinho, foi sepultado na manhã de ontem (4) no mausoléu da família, no Cemitério da Saudade, na Nova Marabá. A urna com o corpo, vindo de São Paulo (SP), chegou por volta das 5 horas ao Aeroporto João Rocha, em avião fretado. Como a morte foi em decorrência da covid-19, não ocorreu velório, apenas um cortejo automotivo até o campo santo.

Verão e chuva

Com o verão já se estabelecendo por aqui, muita gente estranhou a chuva forte e demorada na tarde de quinta-feira (3), em pleno feriado, sobre a cidade de Marabá. Segundo a previsão do Núcleo de Monitoramento Hidrometeorológico da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas), a previsão é que o calor fique mais intenso, mas que as chuvas continuem no mês de junho.

Calor

No sul e sudeste do Pará, há um período seco já bem estabelecido desde o mês passado e a tendência é que isso continue em junho. São previstos totais mensais entre 10 e 50mm, um valor bem característico da região, com temperatura máxima podendo chegar até os 38ºC.

Universidade

A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) abriu esta semana as inscrições do Processo Seletivo diferenciado para ingresso de estudantes de comunidades indígenas e quilombolas no ensino superior. No total, são ofertadas 164 vagas em 41 cursos de graduação, localizados nos campi de Marabá, Rondon do Pará, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu e Xinguara. Podem concorrer às vagas candidatos pertencentes às comunidades quilombolas e aos povos indígenas, observados os critérios de comprovação estabelecidos em Edital.

Covid no Pará

O Pará registrava nesta sexta-feira (4) um total de 523.063 casos de covid-19 e 14.673 mortes. De acordo com o boletim da Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa), foram confirmados mais 1.009 casos de Covid-19 e 33 mortes. Nos últimos sete dias, foram confirmados 85 novos casos e 17 óbitos, além de 924 casos e 16 óbitos ocorridos em dias anteriores.

Covid no Pará II

O Pará possui, até então, 488.292 recuperados, 88.897 casos descartados e 156 casos em análise. Em relação à ocupação de leitos na rede estadual, o Pará tem ocupação de 48% dos 742 leitos clínicos e 79% dos 532 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Comentários

Repórter Correio

Duelo de gigantes Gigante do comércio varejista no Brasil, a Casas Bahia está finalmente fincando bandeira em Marabá e vai…

Repórter Correio

Grupo Revemar Sob a batuta de Winston Diamantino, a Revemar segue se consolidando também como o maior grupo varejista de…

Repórter Correio

Mortes no cruzamento Parece que finalmente as autoridades públicas vão tomar providências mais efetivas para fazer frente aos recentes acidentes…

Repórter Correio

Campanha de Natal Um coquetel na noite desta quinta-feira (18), às 19h30, em O Casarão Eventos, vai marcar o lançamento…

Repórter Correio

Concurso e show O final de semana com feriado prolongado foi especial para a rede hoteleira de Marabá, com leitos…

Aviões da droga

Um dos aviões apreendidos pela Polícia Federal (PF) na operação Narcos Gold, deflagrada semana passada contra um grupo criminoso com…