Covid no Pará
A Secretaria de Saúde do Pará (Sespa) confirmou nesta segunda-feira (17) mais 1.715 casos de Covid-19 e 30 mortes. Agora são 180.090 casos e 5.975 óbitos no estado. Segundo a Sespa, foram 111 casos e 3 óbitos nos últimos sete dias, além de 1601 casos e 27 óbito de dias anteriores. O Pará possui, até então, 164.714 recuperados, 18.761casos descartados e 360 casos em análise.
Covid no Pará II
Leia mais:Em relação à ocupação de leitos na rede estadual, o Pará tem 27.86% dos leitos clínicos e 55.79% das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) ocupados. De acordo com a Sespa, já foram realizados 230.324 testes rápidos e 37.812 testes de PCR para Covid-19, até então.
Povos indígenas
O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) realiza uma live neste dia 20 de agosto, às 19 horas, com o tema: “Direitos políticos dos povos indígenas”. O evento virtual irá debater e refletir sobre a representatividade dos indígenas na política brasileira e o papel do Ministério Público no respeito aos seus direitos constitucionais. Um dos palestrantes, na data, será o procurador regional da República Felício Pontes Júnior.
Supremo
O vice-presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Luiz Fux, suspendeu nesta segunda-feira (17) uma advertência aplicada pelo CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público), em 2019, ao procurador Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba.
“Colheita maldita”
Mais de 400 mil pés de maconha foram erradicadas durante operação Colheita Maldita II, da Polícia Civil do Pará, nos municípios de Cachoeira do Piriá, Garrafão do Norte e Concórdia do Pará, entre os dias 8 e 17 de agosto. No total, foram encontradas 200 toneladas da erva em 219 mil metros quadrados de plantação irregular.
“Colheita maldita” II
A primeira fase de combate à erva Canabbis Sativa foi realizada em Cachoeira do Piriá. O local já havia sido alvo de pelo menos quatro operações da Divisão Estadual de Narcóticos, que já possuía as coordenadas do plantio. Somente neste dia, foram erradicados cerca de 8 mil pés de maconha em quatro pontos da região localizada na Vila do Encruzinho, zona rural do município, divisa com o estado do Maranhão. A área é rica em floresta e mata, o que, segundo o coordenador da operação, propicia este tipo de plantação, devido à dificuldade que a Polícia tem para chegar nas roças ilegais.
Internet para alunos
Depois de cinco meses da suspensão das aulas presenciais em decorrência da covid-19, o Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta segunda-feira, 17, programa de fornecimento de dados de internet para que estudantes de baixa renda de universidades e institutos federais acompanhem o ensino a distância. “Fiquei contente embora, num primeiro momento, pudesse entender que foi um pouquinho tarde para tomarmos essa iniciativa”, disse o ministro da pasta, Milton Ribeiro, durante coletiva de imprensa. Ele atribuiu a demora ao percurso administrativo público e à burocracia interna.