Ads

Merece mudanças

Ads

Mais um acidente, desta vez com vítima fatal, deixa patente o perigo do trecho rodoviário duplicado da BR-230, na Nova Marabá, entre o acesso à Folha 30 e o retorno entre as pistas. O trecho é favorável à alta velocidade dos veículos, por ser uma descida (declive) e, além de tudo, ter um retorno no qual a visão é mínima para quem manobra. Já passou da hora das autoridades (Dnit, PRF) providenciarem um redutor de velocidade para o local, de preferência em frente ao Líder.

Pará dos autônomos

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) aponta o Pará como o Estado que mais tem trabalhadores autônomos no País. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) se baseia em números do segundo trimestre de 2019, os quais apontam que 35,6% da população ocupada do estado trabalha por conta própria. Ainda segundo o levantamento, esse número é cerca de 10% maior que a média nacional, que é de 25,9%.

Autônomos

Além do Pará, os estados com os maiores percentuais foram o Amapá (35,1%) e o Amazonas (34,3%). A pesquisa também aponta que o Pará é o terceiro estado do país com maior proporção de trabalhadores sem carteira assinada. O percentual de pessoas nessa condição no Pará é de 47,3%. Apenas o Maranhão (49,7%) e o Piauí (48%) têm índices maiores.

Atendimento

A partir de segunda-feira, dia 19, a Clínica Escola de Fisioterapia da Faculdade Pitágoras de Marabá, unidade do Bairro Nova Marabá, reabrirá para atendimentos gratuitos à população. Com funcionamento em dois turnos – das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas –, a iniciativa é conduzida por discentes estagiários, sob supervisão constante de um preceptor e orientação semanal de um supervisor docente.

Atendimento II

Para o atendimento, são exigidos documentos pessoais e encaminhamento médico do paciente. No entanto, momentaneamente, o agendamento só poderá ser realizado de forma presencial. A clínica escola oferece atendimento nas áreas de Fisioterapia em Traumato–Ortopedia e Reumatologia, Fisioterapia Uro-Gineco-Obstetrícia, Fisioterapia em Geriatria, Fisioterapia em Pediatria, Fisioterapia em Neurologia Adulta e Fisioterapia Desportiva.

Direito

A OAB Nacional solicitou a suspensão da autorização para abertura de novas graduações em Direito, pelo prazo de cinco anos, até que se verifique a qualidade dos cursos já existentes. O secretário-geral da OAB, José Alberto Simonetti, e o diretor tesoureiro da OAB, José Augusto Araújo de Noronha, estiveram reunidos com o ministro da Educação, Abraham Weintraub.

Ads