Correio de Carajás

Repórter Correio

Varíola dos macacos

A Secretaria de Saúde do Estado do Pará (Sespa) confirmou, nesta sexta-feira (19), o 5° caso de Monkeypox, popularmente chamado de varíola dos macacos no estado. O paciente foi diagnosticado e mora em Ananindeua, região metropolitana de Belém. A Sespa não divulgou a identidade, a idade, o gênero nem se o paciente foi contaminado fora do estado. Outros quatro casos já haviam sido confirmados no Pará um no município de Ananindeua, um em Santarém e a capital paraense tem dois casos, segundo a secretaria.

Varíola dos macacos II

Leia mais:

Todos os cinco pacientes e familiares dos infectados estão sendo acompanhados pelas secretarias de saúde dos municípios nos quais moram. Estão sendo investigados outros 11 casos da varíola dos macacos no Pará. O Pará foi o 17º estado que confirmou caso do vírus Monkeypox. Não há previsão de vacinação em massa na população contra a doença em nenhum país no mundo, como foi feito no caso da Covid-19.

Perda

Figura popular muito conhecida e querida em Marabá, Osvaldo Silva Nunes faleceu na tarde de ontem, vítima de um infarto. Ele passou mal em casa, uma equipe do Samu foi acionada com ambulância, que tentou reanimá-lo no local, mas sem sucesso. Osvaldo foi um histórico enfermeiro do antigo Hospital Celina Gonçalves, e mais recentemente esteve nos quadros do Incra, órgão governamental pelo qual se aposentou.

Debate na TV

O atual presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Lula (PT) devem comparecer ao debate da Band e ficar lado a lado durante o programa. A distribuição de lugares foi feita por sorteio e na presença dos assessores das campanhas. Os locais foram definidos: Luiz Felipe d’Avila (Novo), Soraya Thronicke (União Brasil), Simone Tebet (MDB), Bolsonaro, Lula e Ciro Gomes (PDT). Lula e Bolsonaro também estiveram juntos na posse de Alexandre de Moraes como presidente do Tribunal Superior Eleitoral, nesta terça-feira, 16.

Horário eleitoral

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou a proposta de distribuição de tempo no horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão para os candidatos à Presidência da República.  A propaganda começa no dia 26 deste mês e vai até 29 de setembro. A minuta de resolução foi apresentada durante audiência pública promovida pelo TSE e ainda poderá ser contestada pelos partidos. O texto final será julgado na terça-feira (23). O tempo é calculado conforme a representatividade dos partidos políticos na Câmara dos Deputados.

Horário eleitoral

Conforme o cálculo, a distribuição do tempo diário dos candidatos nos blocos de propaganda ficou estabelecida assim: Luiz Inácio Lula da Silva (3 minutos e 39 segundos) – Coligação Coligação Brasil da Esperança, formada pela Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB, PV), Federação PSOL/Rede, Solidariedade, PSB, AGIR, Avante e Pros; Jair Bolsonaro (2 minutos e 38 segundos) – Coligação Pelo Bem do Brasil (PL, PP e Republicanos); Simone Tebet  (2 minutos e 20 segundos) – Coligação Brasil para Todos (MDB e Federação PSDB-Cidadania e o Podemos); Soraya Thronicke (2 minutos e 10 segundos) – União Brasil; Ciro Gomes (52 segundos) – PDT; Roberto Jefferson (25 segundos) – PTB e Felipe D’Avila (22 segundos ) – Novo. Os candidatos ainda terão à disposição as inserções de propaganda durante a programação das emissoras.

Sem tempo

Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Vera Lúcia (PSTU) e Sofia Manzano (PCB), que não atingiram os requisitos mínimos, não terão acesso ao horário eleitoral. Pela cláusula de barreira, para isso, é preciso que as legendas tenham obtido 1,5% dos votos válidos na última eleição em um terço dos estados, ou nove deputados eleitos distribuídos por um terço do território nacional. Pablo Marçal (Pros) não entrou na contagem. Sob nova direção, a legenda revogou a candidatura dele.

Audiência

O plenarinho da Câmara Municipal de Marabá abrigou esta semana uma audiência pública promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Com Deficiência (CMDPD). Na pauta: atribuições do mediador no ambiente escolar e a adesão do núcleo de atendimento especializado para autistas.

Apae

No período de 21 a 28 de agosto acontece a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A campanha é desenvolvida pela Federação Nacional das Associações de Pais e Amigos de Excepcionais (Fenapaes) desde 1963 e faz parte do calendário nacional desde 2017, com a aprovação e sanção da Lei 13.585. Em Marabá, a Apae está presente há 24 anos, levando saúde, educação e assistência social para crianças, jovens e adultos excepcionais, atende 628 usuários e conta com mais de 500 pessoas na lista de espera.