Correio de Carajás

Repórter Correio 16/05/2020

Navio de minério

Até o momento, cerca de 80 mil toneladas de minério de ferro foram retiradas do navio mercante sul-coreano Stellar Banner. A embarcação encalhou na costa de São Luís, no Maranhão, no fim de fevereiro quando saiu do Terminal Marítimo de Ponta da Madeira em direção à China. Para a retirada e descarte do material de forma segura, um navio graneleiro e dois batelões permanecem na área. Ainda está prevista a remoção de 60 mil toneladas de minério de ferro para dar início a fase de reflutuação da embarcação.

Navio de minério II

Leia mais:

De acordo com o boletim emitido pela Marinha nesta semana, o navio continua estável, assentado no leito marinho. Toda a operação segue com supervisão do Navio de Apoio Oceânico Iguatemi, da Marinha do Brasil. Os planos de salvatagem foram aprovados pelo Comando do 4º Distrito Naval; e são fiscalizados pela Capitania dos Portos do Maranhão e pelas autoridades ambientais do estado, além do Ibama. A Polícia Federal apura as circunstâncias do acidente.

Cheia dos rios

O Rio Tocantins passou a ter recuos menos acentuados e permanece na casa dos oito metros. Para este sábado a previsão é de que esteja na marca de 8,77 metros acima do normal e a 8,62 metros na segunda-feira, dia 18 de maio. Não é demais lembrar que essa previsão é feita pela Eletronorte e leva em conta apenas o controle da vazão na barragem da Hidrelétrica de Tucuruí, e não o volume de chuva no rio em seus afluentes.

Gastando mais

O paraense já está gastando mais com cartão de crédito, e isso pode ser efeito da crise econômica. Quem revela é a Fecomércio, com base em levantamento que compara os resultados de abril deste ano e do mesmo período do ano passado. O cartão de crédito representa mais de 70% das dívidas contraídas pelos paraenses em abril de 2020, contra 50% no mesmo mês de 2019. São compras em geral feitas online, por e-commerce.

Denúncia

Médicos que atuam em unidades de saúde que prestam assistência a casos confirmados e suspeitos de COVID-19 denunciaram ao Conselho Federal de Medicina (CFM) quase 17 mil inconformidades na infraestrutura de trabalho oferecida por gestores (públicos e privados) de todo o País. Entre as principais ‘faltas’ identificadas em 2.166 serviços de saúde, estão a falta de máscaras N95 (ou equivalente), assim como de outros equipamentos de proteção individual (EPIs); a insuficiência ou completa ausência de kits de álcool gel ou 70%, de exames para covid-19; e a carência de equipes de enfermagem (enfermeiros e técnicos). Outro ponto preocupante para os médicos é a dificuldade no acesso a leitos de UTI e de internação.

Denúncia II

Os dados fazem parte do primeiro levantamento feito pelo CFM após o lançamento de plataforma online exclusiva aos médicos com inscrição nos Conselhos Regionais de Medicina (CRMs). Desde o lançamento da ferramenta, entre 30 de março e 6 de maio, um total de 1.563 profissionais acessaram a base.

Principais falhas

De acordo com o levantamento do CFM, a queixa recorrente – cerca de 38,2% dos casos – está relacionada à falta de equipamentos de proteção individual (EPIs), considerados obrigatórios para o enfrentamento de epidemias.

São Domingos

Em São Domingos do Araguaia, até a secretária de Saúde está participando pessoalmente da blitz dos agentes de fiscalização quanto a quarentena no comércio. A equipe, até o momento, está apenas orientando os comerciantes. Ontem o grupo foi visto na Vila Santana, à margem da BR-230.

São Domingos II

Ainda sobre aquele município e o trabalho de combate ao novo coronavírus, a 23ª Brigada de Infantaria de Selva emprestou duas tendas para a Secretaria de Saúde de São Domingos. Já estão sendo usadas para o trabalho de triagem de pacientes com casos suspeitos de covid-19.

IPVA

Até a segunda-feira (18), os proprietários de veículos com final de placas 46 a 66 poderão pagar o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), com desconto. Os motoristas que não têm multas de trânsito dois anos pagam 15% a menos sobre o valor do IPVA; 10% para quem não recebeu multas no ano passado e 5% de desconto nas demais situações. O benefício não é cumulativo.

IPVA II

Há três opções de pagamento do IPVA: antecipação em parcela única, com desconto; parcelamento em até três vezes antes do vencimento, sem desconto, ou pagamento integral junto com o licenciamento, sem desconto. Após a data do licenciamento, a quitação será feita com acréscimo de multas e juros. Para antecipar o pagamento do IPVA em três parcelas deve-se observar a data final no calendário disponível no site da Sefa. O contribuinte pode acessar o Portal de Serviços da Sefa, no item IPVA Antecipação.

Marabá – covid-19

Marabá fechou a semana com 304 casos confirmados de covid-19. Destes, são 199 altas já contabilizadas, 26 internações, 17 pacientes em isolamento comiciliar e 14 em UTI. Outros 57 foram descartados, mas os óbitos são 48. Treze casos seguem em análise: 12 internados e um em leito de UTI.