Correio de Carajás

Repórter Correio

Xikrin

O povo da Terra Indígena Xikrin do Cateté terá acesso a graduação e pós-graduação em áreas diversas, além de formação continuada de professores e, já de início, o diagnóstico sobre a realidade educacional, processos pedagógicos e propostas curriculares de escolas indígenas. Essa solução só saiu após anos de pressão e cobranças à Prefeitura Municipal de Parauapebas. Um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).

Xikrin II

Leia mais:

A Terra Indígena Xikrin do Cateté incide sobre os territórios de Marabá, Água Azul do Norte e Parauapebas. Cerca de 60% localizam-se neste último município. Atualmente, cerca de 1.183 indígenas de três etnias fazem parte do território de aproximadamente 440 mil hectares: TI Xikrin do Cateté, Mebêngôkre Kayapó e Xikrin (Mebengôkre).

Dia da Imprensa

Nesta quarta-feira (1º) a Câmara Municipal de Marabá realiza homenagem aos Jornalistas da cidade durante Sessão Solene, às 9h30. Vários comunicadores aqui do Grupo Correio serão homenageados nesta data.

Morte da juíza

O juiz João Augusto Figueiredo de Oliveira Júnior, marido da juíza Mônica Maria Andrade de Oliveira, encontrada sem vida dentro do carro no dia 17 de maio, em Belém, se apega à memória da esposa para enfrentar o período de luto. Para ele, a história de vida da paraibana, tanto profissional quanto pessoal, deve ser lembrada com respeito, assim como fizeram seus conterrâneos no dia do enterro em Barra de Santana, na Paraíba, demonstrando o carinho e admiração pela magistrada.

Morte da juíza II

“Nada mais tem a ser dito, apenas viver o luto. O que é importante para mim é fazer justiça com minha mulher”, diz o juiz ao referir-se à trajetória inspiradora de Monica, sobretudo no judiciário brasileiro. O magistrado participou do enterro da juíza, que ocorreu no dia 19, em sua cidade natal, Barra de Santana (PB), município com mais de 8 mil habitantes. A morte de Monica foi considerada pelos moradores de Barra de Santana como a maior tragédia da cidade. Por ser um município pequeno, quase todas as famílias se conhecem na região, inclusive a família da juíza. O procedimento do inquérito do caso encontra-se em segredo de Justiça, segundo informou o Tribunal de Justiça do Pará (TJ-PA).

Varíola dos macacos

O Ministério da Saúde informou nesta segunda-feira (30) que recebeu a notificação de dois casos suspeitos de varíola dos macacos no Brasil. Um caso suspeito está no Ceará e o outro, em Santa Catarina. A pasta afirmou ainda que está em contato com os estados para apoiar o monitoramento e as ações de vigilância. Uma terceira pessoa está sendo monitorada no Rio Grande do Sul, mas ainda não foi classificada como suspeita. A varíola dos macacos é uma doença viral endêmica no continente Africano, com transmissibilidade moderada entre humanos. Até o momento, não há casos confirmados da doença no país.

Perigo

O veraneio vai chegando em Marabá, tendo como maior expoente o surgimento da praia do Tucunaré, no meio do Rio Tocantins e em frente à orla da cidade. Ocorre que mesmo sem estrutura no local, e desencorajados pelas autoridades, muitos banhistas já têm frequentado o balneário. Os perigos são grandes nesta época e no domingo foram registrados dos princípios de afogamento, envolvendo duas amigas. Para sorte delas, pessoas que estavam próximas ajudaram a socorrer. Não é brincadeira!

IPVA

Até o próximo dia 1º de junho é possível pagar o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA/2022) com desconto, para motoristas que não têm multas de trânsito. Os proprietários de veículos com final de placas 76 a 96, sem multas nos dois últimos anos, pagam 15% a menos sobre o valor do IPVA; 10% para quem não recebeu multas no ano passado e 5% de desconto nas demais situações. Há três opções de pagamento do IPVA: antecipação em parcela única, com desconto; parcelamento em até três vezes antes do vencimento, sem desconto, ou pagamento integral junto com o licenciamento, sem desconto.

Antecipação

Para antecipar o pagamento do IPVA em três parcelas deve-se observar a data no calendário anual, disponível no site da Sefa, em http://www.sefa.pa.gov.br/index.php/orientacoes/ipva-orientacoes/19148. Do total de IPVA arrecadado, 50% ficam para o Estado e 50% são destinados ao município onde o veículo é licenciado. Os valores do IPVA 2022 tiveram reajuste médio de 11%. Para recolher o IPVA emita o Documento de Arrecadação Estadual, (DAE) no Portal de Serviços. O pagamento é feito na rede bancária autorizada junto à Sefa: Banpará, Banco da Amazônia, Bradesco, Itaú, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, (CEF), além das casas lotéricas.