Correio de Carajás

Repórter Correio

Círio de Marabá

A Diocese de Marabá anunciou para este domingo (29), às 19h30, no Santuário, na Folha 16, o lançamento do cartaz oficial do Círio de Nossa Senhora de Nazaré em 2022. O evento reúne fieis e a imprensa e marca o início da programação da festa religiosa para este ano. O ato também será transmitido ao vivo pelas redes sociais da TV Círio.

Código Florestal

Leia mais:

Como confirmado aqui pelo CORREIO, será no dia 9 de junho o ciclo de palestras em comemoração aos “10 anos do Código Florestal”, evento realizado pela Acripará e a Unifespa. Destaque para a presença, entre os palestrantes, de Aldo Rebelo, ex-ministro e relator do Código Florestal e o juiz federal Heitor Gomes. O ciclo terá lugar no Auditório da Câmara de Marabá.

Alerta sanitário

Autoridades de saúde da Argentina confirmaram, nesta sexta-feira (27), o primeiro caso de varíola de macaco na América Latina. Segundo comunicado do Ministério da Saúde do país, o paciente é um homem de 40 anos que voltou da Espanha. “O sequenciamento mostrou uma alta porcentagem de homologia com sequências do clado da África Ocidental”, diz a nota. Sobre o estado de saúde do homem, ele está “em boas condições, em tratamento sintomático”. As pessoas próximas e que tiveram contato com ele nos últimos dias estão sob controle clínico e epidemiológico, sem apresentar sintomas.

Bandeira verde

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu acionar a bandeira verde no mês de junho para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN). De acordo com a agência, dessa forma, não haverá cobrança extra na conta de luz no próximo mês. É o segundo anúncio de bandeira verde realizado pela Aneel desde o fim da Bandeira Escassez Hídrica, que durou de setembro de 2021 até meados de abril deste ano. Em maio, a agência já havia acionado a bandeira verde. Segundo a Aneel, na ocasião, a bandeira verde foi escolhida devido às condições favoráveis de geração de energia.

Imposto de renda

A Receita Federal informou que até às 16 horas desta sexta-feira (27) haviam sido entregues um total 28.880.296 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2022. A expectativa é que 34.100.000 declarações sejam enviadas até final do prazo, que termina no próximo dia 31 de maio. Quem estiver obrigado a entregar a declaração e não fizer até o fim do prazo estará sujeito à multa. O valor da multa é de 1% ao mês, sobre o valor do imposto de renda devido, limitado a 20% do valor do imposto de renda. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74.

Imposto de renda II

A multa é gerada no momento da entrega da declaração e a notificação de lançamento fica junto com o recibo de entrega. O contribuinte terá 30 dias para pagar a multa. Após este prazo, começam a correr juros de mora, corrigidos pela taxa Selic, atualmente em 12,75% ao ano.

e-Título

Eleitores que são usuários do aplicativo e-Título no celular ou tablet vão começar a receber informações importantes sobre as eleições de outubro. A central de notificações foi modernizada para realizar os disparos com conteúdos oficiais sobre o pleito. Para receber as mensagens, o usuário precisa atualizar o aplicativo e baixar a nova versão do e-Título, que está disponível nas plataformas Google Play e Apple Store. Com a atualização liberada no início deste mês, novas funcionalidades foram adicionadas, como novos recursos de acessibilidade para pessoas com algum tipo de deficiência visual.

e-Título II

O e-Título funciona com uma via digital do título de eleitor, substituindo o documento de papel, e disponibiliza outros serviços como justificativa eleitoral, pagamento de multas, emissão de certidões, entre outros.

Salário

O plenário de Senado aprovou, na quinta-feira (26), a medida provisória (MP) que fixou o valor do salário mínimo em R$ 1.212 desde 1º de janeiro de 2022. Com a aprovação, a MP segue para promulgação. Durante a votação, os senadores discutiram sobre o crescimento da fome e da miséria no Brasil. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, elogiou a relatora, Soraya Thronicke (União-MS), por manifestar que o valor pequeno do mínimo é um problema grave da sociedade brasileira, mas é menos debatido do que “querelas ideológicas em redes sociais”.

Salário II

Citando dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a relatora destacou que mais de 60 milhões de brasileiros recebem até dois salários mínimos, cerca de 70% da população ocupada. Já dados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) indicam que 25 milhões de pessoas recebem aposentadorias no valor de um salário mínimo, “ou seja, dois terços dos beneficiários da Previdência”. Para a senadora, o Brasil precisa recriar uma política de valorização do salário mínimo.