Correio de Carajás

Repórter Correio

Praia

Os primeiros metros de praia do Tucunaré já foram suficientes para o final de semana atrair visitantes ao balneário, principalmente donos de lanchas, que atravessam por conta própria. É bom lembrar que esta época, assim que a areia se revela ainda é desaconselhável para banho, devido a presença de muitas arraias. De qualquer forma, nenhum acidente foi registrado até agora.

Uber Motos

Leia mais:

Serviço que tem sido anunciado como Uber Motos, em outdoors espalhados pela cidade, está na mira do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTU), que considera a atividade ilegal. Segundo lei municipal, todo tipo de serviço de transporte de passageiro na cidade tem de ser liberado pelo órgão, que até hoje não recebeu visita ou pedido de ninguém ligado a essa atividade.

Sem máscara

Somente ontem (23) é que o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (Psol), anunciou que o uso de máscara deixa de ser obrigatório também em locais fechados na capital paraense. De acordo com a postagem, a recomendação foi feita pelo Departamento de Vigilância em Saúde (DEVS), da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), diante da redução do número de casos de covid-19 na capital, que passaram de 30 mil, em janeiro desde ano, para 47, agora em maio. A medida, que passa a valer a partir de hoje, só não é válida para o transporte público, onde o uso de máscara segue obrigatório.

Letras-Libras

Foi divulgado o edital do vestibular para ingresso nos cursos de graduação em Letras Libras (bacharelado e licenciatura), na modalidade à distância (Ead), para ingresso no segundo semestre letivo de 2022. O curso será ofertado pela Universidade Federal de Santa Catarina, via Educação a distância, com encontros presenciais nos polos conveniados.  A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) terá um polo presencial em Marabá. Nesta edição, irá ofertar 60 vagas, sendo 30 para o bacharelado e outras 30 para a licenciatura. As inscrições para o vestibular irão ocorrer de 24 de maio a 9 de junho.

Letras-Libras II

Podem se candidatar pessoas fluentes em Libras e que tenham concluído ou venham a concluir o Ensino Médio ou equivalente até a data de matrícula. A taxa de inscrição custa R$ 80, mas os candidatos poderão solicitar isenção total do pagamento via CadÚnico (Decreto nº 6.135/2007) ou nos termos da Lei nº 12.799/2013, que garante isenção das taxas a alunos que cursaram todo o Ensino Médio em escola da rede pública (ou em escola privada com bolsa integral) e que possuam renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo per capita. Os requerimentos de isenção devem ser encaminhados de 24 de maio a 2 de junho.

Eleições

Até o dia 31 deste mês, a Justiça Eleitoral encerra o prazo para a oficialização de federações partidárias. Inédita no país, a nova regra, criada depois de as coligações partidárias serem extintas para pleitos regionais e mantidas apenas para eleições majoritárias, permite que duas ou mais siglas atuem em conjunto. Inicialmente, a data final para o registro era 1º de março, mas uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) prorrogou o prazo.

Federações

Diferentemente das coligações, onde a parceria poderia ser desfeita assim que se encerrasse o processo eleitoral, nas federações os partidos mantêm sua autonomia, mas deverão atuar como um só desde o período eleitoral, quando os candidatos vão concorrer a cargo político, até o fim dos quatro anos do mandato, caso sejam eleitos. O eventual descumprimento da regra poderá causar ao partido dissidente a impossibilidade de federar com outras siglas durante as duas próximas eleições, ou até completar o prazo mínimo remanescente.

Tempo de TV

Aprovadas pelo Congresso no ano passado, as federações foram criadas para tentar minimizar os problemas criados pela pulverização partidária no país, que tem 32 siglas de correntes variadas. Alguns desses partidos sequer conseguiram eleger representante no Parlamento. Unidas, as agremiações também fundem o tempo de televisão para propaganda eleitoral e recursos que recebem para campanhas e manutenção dos partidos.

Imposto de renda

Um balanço divulgado ontem (23) pela Receita Federal aponta que, até as 11 horas, 25.094.079 pessoas já haviam enviado suas declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2022, ano-base 2021. O número equivale a cerca de 73% do total de 34,1 milhões de declarações esperadas. O prazo final para entrega da declaração é dia 31 de maio. Nesse mesmo dia, começa a ser pago o primeiro lote de restituição.