Mudança importante

O Plenário do Senado aprovou por unanimidade, em primeiroturno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 25/2017, que padroniza asreferências a pessoas com deficiência na Constituição Federal. Foram 70 votosfavoráveis, nenhum contrário e nenhuma abstenção. A proposta substitui, em dezartigos da Constituição, expressões como “pessoa portadora de deficiência” ou“portador de deficiência” por “pessoa com deficiência”.

Pessoa com deficiência

Agora, a PEC, da ex-senadora Fátima Bezerra, será discutidapor mais três sessões para que possa ser votada em segundo turno. Aprovada,será enviada para a Câmara dos Deputados. A nomenclatura “pessoas comdeficiência” é parte da Convenção Internacional sobre o Direito das Pessoas comDeficiência, da Organização das Nações Unidas (ONU).

Fora do ar

O Facebook eo Instagram estiveram fora do ar na tarde desta quarta-feira (13). Durante aocorrência, os usuários nçao conseguiam comentar ou publicar conteúdo no Facebook— tanto em perfis pessoais quanto páginas. No Instagram, uma das mensagensexibidas era “Erro de rede desconhecido”, a outra é “Ops.Ocorreu um erro. Estamos trabalhando para resolvê-lo o mais rápidopossível”. O feed da rede de fotos também parou de carregar para algumaspessoas.

Oncologia

Em Belém, ontem, o secretário Regional de Governo, JoãoChamon, manteve reunião com o secretário de Estado de Saúde, Dr. AlbertoBeltrame, sobre o sonho do atendimento oncológico à população de Marabá, negligenciadono governo anterior. Chamon é pelo credenciamento, por contrato, do governo comuma clínica especializada já existente na cidade. O secretário regional saiu doencontro satisfeito com o que ouviu e adiantou que tal contrato está maispróximo de se materializar.

Faepa

Na eleição mais barulhenta e controversa de sua história, aFederação da Agricultura do Estado do Pará (Faepa) conduziu ontem Carlos Xaviera mais um mandato como presidente. A chapa dele teve 106 votos contra apenas 14da chapa de oposição, liderada por Luciano Guedes.

Faepa II

Segundo aliados de Guedes, ele já sabia que não teria osvotos necessários, segundo ele pelo domínio que Xavier tem sobre o eleitorado,formado por presidentes dos sindicatos e delegados. Apesar disso, nãoconsideram a eleição finalizada, uma vez que vários feitos do período eleitoralestão sendo questionados junto à Justiça Trabalhista.

Concurso

Está na agulha um concurso público para provimento de 27cargos na Câmara de Marabá, nos níveis fundamental, médio e superior. O maiorsalário seria de R$ 3.900. Consta que vão estar nessas vagas: agente de portaria,motorista, agente administrativo, técnico legislativo, técnico em contabilidade,técnico em Processamento de Dados, técnico em tradução e interpretação deLibras, advogado, contador e engenheiro civil.