Correio de Carajás

Repórter Correio 14/03/19

Mudança importante

O Plenário do Senado aprovou por unanimidade, em primeiro turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 25/2017, que padroniza as referências a pessoas com deficiência na Constituição Federal. Foram 70 votos favoráveis, nenhum contrário e nenhuma abstenção. A proposta substitui, em dez artigos da Constituição, expressões como “pessoa portadora de deficiência” ou “portador de deficiência” por “pessoa com deficiência”.

Pessoa com deficiência

Leia mais:

Agora, a PEC, da ex-senadora Fátima Bezerra, será discutida por mais três sessões para que possa ser votada em segundo turno. Aprovada, será enviada para a Câmara dos Deputados. A nomenclatura “pessoas com deficiência” é parte da Convenção Internacional sobre o Direito das Pessoas com Deficiência, da Organização das Nações Unidas (ONU).

Fora do ar

O Facebook e o Instagram estiveram fora do ar na tarde desta quarta-feira (13). Durante a ocorrência, os usuários nçao conseguiam comentar ou publicar conteúdo no Facebook — tanto em perfis pessoais quanto páginas. No Instagram, uma das mensagens exibidas era “Erro de rede desconhecido”, a outra é “Ops. Ocorreu um erro. Estamos trabalhando para resolvê-lo o mais rápido possível”. O feed da rede de fotos também parou de carregar para algumas pessoas.

Oncologia

Em Belém, ontem, o secretário Regional de Governo, João Chamon, manteve reunião com o secretário de Estado de Saúde, Dr. Alberto Beltrame, sobre o sonho do atendimento oncológico à população de Marabá, negligenciado no governo anterior. Chamon é pelo credenciamento, por contrato, do governo com uma clínica especializada já existente na cidade. O secretário regional saiu do encontro satisfeito com o que ouviu e adiantou que tal contrato está mais próximo de se materializar.

Faepa

Na eleição mais barulhenta e controversa de sua história, a Federação da Agricultura do Estado do Pará (Faepa) conduziu ontem Carlos Xavier a mais um mandato como presidente. A chapa dele teve 106 votos contra apenas 14 da chapa de oposição, liderada por Luciano Guedes.

Faepa II

Segundo aliados de Guedes, ele já sabia que não teria os votos necessários, segundo ele pelo domínio que Xavier tem sobre o eleitorado, formado por presidentes dos sindicatos e delegados. Apesar disso, não consideram a eleição finalizada, uma vez que vários feitos do período eleitoral estão sendo questionados junto à Justiça Trabalhista.

Concurso

Está na agulha um concurso público para provimento de 27 cargos na Câmara de Marabá, nos níveis fundamental, médio e superior. O maior salário seria de R$ 3.900. Consta que vão estar nessas vagas: agente de portaria, motorista, agente administrativo, técnico legislativo, técnico em contabilidade, técnico em Processamento de Dados, técnico em tradução e interpretação de Libras, advogado, contador e engenheiro civil.