Correio de Carajás

Repórter Correio

Nova aciaria

A assessoria da Vale confirmou que a mineradora e a Siderúrgica Norte Brasil S.A (Sinobras), empresa do Grupo Aço Cearense, assinam nesta segunda-feira (9) um termo de compromisso para o desenvolvimento de planta de nova aciaria para produção de tarugos de aço a partir do ferro gusa, em Marabá, no sudeste do Pará. O evento acontece das 12 às 13 horas, na sede da Sinobras, no Distrito Industrial.

Novo Repartimento

Leia mais:

O juiz federal da 1ª Região Paulo Máximo de Castro determinou que a Força Nacional permaneça no município de Novo Repartimento (PA) para evitar conflito na reserva indígena Parakanã, e estabeleceu multa diária de R$ 5.000 à União em caso de descumprimento. Desde 24 de abril, os indígenas estão em estado de tensão com moradores do município por conta do desaparecimento de três homens que haviam entrado na reserva para caçar. Amigos deles acusavam os indígenas de os terem sequestrado. Os corpos foram encontrados no último sábado (30).

Novo Repartimento II

A portaria do Ministério da Justiça autorizando o envio da Força Nacional só foi publicada no Diário Oficial da União no último dia 3, mas já havia efetivo na região. No último domingo (1º), dia do velório no qual temia-se um acirramento dos ânimos, os homens que lá estavam informaram a Polícia Federal de que teriam recebido ordens superiores para se retirarem. O relato motivou o pedido de liminar feito pelo Ministério Público Federal, acatado pelo juiz. Procurado, o Ministério da Justiça afirmou que, ao ser solicitada pela Polícia Federal, a Força Nacional prontamente acionou seu efetivo disposto em Altamira (PA) para se deslocar até Novo Repartimento para auxiliar nas atividades de localização dos caçadores que estavam desaparecidos.

Combustível

Termina amanhã (7) o prazo para que postos em todo país se adequem à regra de exibir o preço dos combustíveis com duas casas decimais, e não mais com três, como ocorre atualmente. A mudança foi determinada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), por meio da Resolução nº 858/2021, publicada em novembro do ano passado. De acordo com a ANP, o objetivo da mudança “é deixar o preço do combustível mais preciso e claro para o consumidor, além de estar alinhado com a expressão numérica da moeda brasileira”. Assim sendo, acrescenta a agência, os preços deverão ser exibidos com duas casas decimais tanto no painel de preços quanto nos visores das bombas abastecedoras.

Incra

O advogado Miguel Gualberto é novo Superintendente do Incra no Pará, nomeado pelo presidente da República em portaria publicada no Diário Oficial da União. Nome que agrada ao agronegócio, ligado aos produtores de Paragominas, ele sucede ao coronel Neil Duarte de Sousa na função.

Praia

Conforme o mês de maio vai avançando e a enchente ficando no passado recente, a praia do Tucunaré também já mostra seus primeiros metros de areia e dá sinais de que o veraneio de 2022 está logo ali. Ontem já era possível perceber o início da formação da praia.

Chuvas

De outro lado, o boletim climático da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) aponta que o mês de maio seguirá chuvoso na Região Metropolitana de Belém (RMB), assim como foi o mês de abril. Mesmo sendo um mês considerado de transição entre o período chuvoso e o seco, maio apresenta previsão máxima de até 500 milímetros de chuva em pontos do Estado, como na região do Arquipélago do Marajó.

Sul do Pará

A situação é oposta para a parte sul do Estado, em municípios como Conceição do Araguaia, Redenção e Cumaru do Norte, com previsão de poucas chuvas durante este mês. Nessas localidades os volumes tendem a ficar, em média, na casa dos 75 milímetros. Nas demais regiões do Pará o volume de chuvas deve permanecer entre os 100 e 150 milímetros, índice considerado normal pelos especialistas da Semas.

IPVA

Até o próximo dia 9 de maio é possível pagar o Imposto sobre Propriedade de Veículos automotores (IPVA/2022), com desconto, para motoristas que não têm multas de trânsito. Os proprietários de veículos com final de placas 06 a 36, sem multas nos dois últimos anos, pagam 15% a menos sobre o valor do IPVA; 10% para quem não recebeu multas no ano passado e 5% de desconto nas demais situações. Há três opções de pagamento do IPVA: antecipação em parcela única, com desconto; parcelamento em até três vezes antes do vencimento, sem desconto, ou pagamento integral junto com o licenciamento, sem desconto.