Correio de Carajás

Repórter Correio

Inovador

Estão de parabéns os organizadores do Pecuariando – Encontro da Cadeia Agroindustrial, Comercial e de Serviços da Pecuária Paraense, evento que teve encerramento ontem em Marabá, após três dias. As palestras foram de alto nível, com temas atuais e inovadores envolvendo a pecuária. De forma inteligente e proativa o setor apresentou um evento de alto nível para o seu público e ainda aproveitou para tornar público um manifesto em que renova o comprometimento com a sustentabilidade e o apoio à fiscalização quanto ao respeito às legislações ambientais e pactos.

Apoio à mulher

Leia mais:

Na manhã desta sexta-feira (29/04) uma comitiva composta de representantes da rede de enfrentamento e proteção a violência contra a Mulher de Marabá esteve em reunião no Fórum de Marabá, com o juiz federal Marcelo Costenaro Cavali, auxiliar da Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça. O grupo disse ao magistrado que é uma necessidade premente a implantação da Vara Única Especializada de Violência Doméstica e Familiar na Comarca de Marabá. Foram entregues ao juiz, cópias de todos os ofícios já encaminhados ao Tribunal de Justiça do Estado do Pará com solicitações nesse sentido.

Apoio à mulher II

Participaram do encontro: Júlia Maria Ferreira Rosa (coordenadoria de Políticas Públicas para a Mulher), vereadora Cristina Mutran (Câmara Municipal de Marabá), Priscila Veloso (COMDIM), Irismar Melo (Comissão da Mulher Advogada da OAB), Cláudia Chini e Rosalina Izoton (Forum Permanente de Mulheres, Grupo de Mulheres Arco Iris da Justiça e Ouvidoria Popular Mulher Conte Comigo) e Mônica Lima Ferreira (AMA – Associação da Mulher de Marabá).

Reajuste no gás

A partir de domingo (1º), o gás natural vendido às distribuidoras pela Petrobras estará 19% mais caro. O novo reajuste trimestral, com validade até 31 de julho, foi divulgado ontem (29) pela estatal. Segundo a Petrobras, a variação do preço do gás natural se dá com base em fórmulas previstas em contratos públicos e divulgados no site da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O cálculo leva em conta as variações do petróleo no mercado internacional e a taxa de câmbio. Desde 2016, a Petrobras adota a Política de Preços de Paridade de Importação (PPI), que vincula os preços praticados no país aos que são praticados no mercado internacional tendo como referência o preço do barril de petróleo tipo brent, que é calculado em dólar.

Vacina recombinante

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu esta semana o pedido de registro da vacina contra a covid-19 Covovax. É o primeiro imunizante apresentado no Brasil que utiliza a tecnologia de proteína recombinante. A solicitação foi feita pela Zalika Farmacêutica Ltda., que representa no Brasil o fabricante dos imunizantes, o Instituto Serum, da Índia. A indicação proposta é para adultos maiores de 18 anos de idade.

Alter do Chão

O governador Hélder Barbalho (MDB) sancionou nesta sexta-feira (29), o projeto de lei que torna a Vila Balneária de Alter do Chão patrimônio cultural de natureza material e imaterial do Estado do Pará.

Autista

Salas de cinema no Pará terão exibições de filmes adaptadas para o público do Transtorno do Espectro Autista (TEA). A chamada “Sessão Azul” foi aprovada pela Lei 9.535 de 27 de Abril de 2022, instituída pela Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) e sancionada pelo governador. São beneficiadas também as famílias e acompanhantes de pessoas com TEA. Considerando as peculiaridades dos autistas, as salas serão adaptadas com redução do volume do som e as luzes deverão estar levemente acesas. Também deverá ser afixada a fita azul com peças de quebra-cabeça, símbolo mundial do Espectro Autista.

Autista II

O público terá acesso irrestrito à sala de exibição, podendo entrar e sair ao longo da sessão, sempre que desejar. Em caso de não preenchimento do total de vagas até cinco dias da data da referida sessão, o estabelecimento fica autorizado a disponibilizar as vagas restantes ao público em geral, limitado à metade dos assentos.

Multa milionária

A Justiça Federal no Pará impôs multa de mais de R$ 1,1 milhão ao ex-prefeito de Belém Zenaldo Coutinho (PSDB) e mais 2 ex-secretários. Eles não teriam cumprido integralmente os termos de uma sentença proferida no ano de 2015. Os 3 foram obrigados a adotar uma série de providências para eliminar o acúmulo de lixo e de aves, como urubus, nas áreas do entorno dos aeroportos Internacional de Belém e Brigadeiro Protásio de Oliveira, problemas que colocam em risco a segurança aeroportuária.