Correio de Carajás

Repórter Correio 11/06/2020

Segue a operação

Como confirmado aqui pelo CORREIO, diante da passagem por Marabá, do vice-presidente da República, general Mourão, a Operação Verde Brasil 2, que combate crimes ambientais na Amazônia Legal, prevista para durar trinta dias, será prorrogada. Os trabalhos começaram em 11 de maio. Mourão também esteve, no último fim de semana, em Cuiabá (MT) e Porto Velho (RO). Nos locais estão presentes os três Comandos Conjuntos que coordenam as ações da Verde Brasil.

Segue a operação II

Leia mais:

Mourão, que também comanda o Conselho da Amazônia, fez um balanço das ações da operação, e anunciou uma queda na taxa de desmatamento na região. Em quase um mês de atuação da Verde Brasil 2, foi realizada inspeção em mais de 1,9 embarcações, sendo que 105 foram apreendidas. Além disso, quatro mil veículos foram vistoriados e 108 retidos por irregularidades. Quase 14 mil metros cúbicos de madeira ilegal foram confiscados e mais de R$ 99 milhões de multas ambientais aplicados nesse período.

Notícia boa

Ontem, entre as altas que o Hospital Regional do Sudeste, em Marabá, registrou de pacientes com covid-19, duas crianças. Os funcionários do HRSP comemoraram muito essa vitória.

Oficiais Temporários

Esta quarta-feira, dia 10, marcou o encerramento do Estágio de Instrução e Preparação de Oficiais Temporários (EIPOT) do 52º Batalhão de Infantaria de Selva. Em cerimônia realizada no auditório do Batalhão, os aspirantes fizeram as escolhas de Organização Militares dentro das vagas existentes na 23ª Brigada de Infantaria de Selva.

Exército

A formação dos oficiais combatentes temporários do Exército Brasileiro é realizada por cerca de um ano, e após a conclusão do curso, dentro da classificação, eles realizam o EIPOT com duração de 3 meses de acordo com as vagas disponíveis. O Pioneiro da Transamazônica, como é conhecido o 52 BIS, emitiu felicitações aos novos aspirantes.

Mateus

Comentário ganhou força esta semana sobre possível chegada dos supermercados Mateus a Itupiranga, onde a empresa teria comprado área. O grupo não confirma. De outro lado, Novo Repartimento, sim, terá uma loja Mix Mateus (o chamado atacarejo). Já em Marabá, a terceira loja do grupo, também Mix Mateus, segue com obra acelerada na Folha 26 e deve ser inaugurada em outubro.

Restaurantes

O setor de bares e restaurantes teve grandes prejuízos com a pandemia. Como ficará a retomada das atividades? Ontem o dono de um grande restaurante de Marabá, que sempre teve ótimo movimento no almoço postava na rede da sua empresa que neste dia 10 de junho completava-se 83 dias de bares e restaurantes fechados.

Cerol

Alô autoridades! Tema muito abordado e alvo de campanhas aqui pelos veículos do Grupo Correio no ano passado, a ameaça do cerol nas linhas de pipa continua um tema preocupante e mortal. Durante esta pandemia, centenas de adolescentes estão nas ruas empinando pipas, e pela proximidade uma da outra, certamente com a disputa usando o artifício. Perigo para motociclistas e ciclistas, com mortes registradas em 2019.

Internet também

De outro lado, o cerol também causa prejuízos financeiros. Proprietário de uma das maiores empresas de internet banda larga de Marabá revelou ao CORREIO que as ocorrências são diárias de corte dos cabos de fibra óptica. O cerol é um inimigo diário e que facilmente rompe o cabeamento nos postes, causando enorme confusão.