Covid no Pará
A Secretaria de Saúde do Pará (Sespa) confirmou nesta quarta-feira (9) mais 1046 novos casos de infectados com o novo coronavírus e 9 óbitos. Agora, são 278.066 casos e 6.972 óbitos no estado. De acordo com o boletim, são 225 novos casos de Covid-19 e 5 óbitos cadastrados hoje e nos últimos sete dias. Em relação à subnotificação das prefeituras, confirmamos mais 821 casos e 4 óbitos acontecidos em dias anteriores.
Covid no Pará II
Leia mais:O Pará possui, até então, 259.285 recuperados, 39.309 casos descartados e 332 casos em análise. Em relação à ocupação de leitos na rede estadual, o Pará tem 38% dos leitos clínicos e 54% das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) ocupados. De acordo com a Sespa, já foram realizados 437.419 testes rápidos e 97.457 testes de PCR para Covid-19, até então.
Universidade
A Universidade Federal do Pará(UFPA) abriu consulta para levantamento de demanda de cursos que poderão ser levados a Canaã dos Carajás por meio do projeto de implantação de smartcities, em que Canaã é uma cidade piloto. O projeto prevê implementação e gestão de uma plataforma de cidades inteligentes bapreve e uma estrutura de cidade inteligente, envolvendo Internet das Coisas, Inteligência Artificial e outras tecnologias.
Universidade II
Por meio do projeto será possível, por exemplo, monitorar possíveis focos de dengue, zika, chikungunya e leishmaniose, a partir de imagens de drone, ou, por meio de sensores e câmeras, detectar aglomerações de pessoas em meio à pandemia. O projeto prevê também, além do desenvolvimento da infraestrutura inteligente para a cidade, a oferta de cursos que possibilitem que pessoas da região possam criar aplicativos e soluções para diversas áreas que melhorem o dia a dia da cidade, como turismo, meio ambiente, educação e segurança pública.
Folha 28
A Prefeitura de Marabá cedeu e vai deixar a Feira da Folha 28 se espalhar, oficialmente, pelo canteiro central da VP-8. Foi construída uma ala coberta no estacionamento para receber feirantes aos finais de semana.
Pesquisa e Inovação
A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e a Vale firmaram acordo de parceria para pesquisa, desenvolvimento e inovação. O total de R$ 1,2 milhão será investido em projetos de empresas juniores da universidade. A chamada para participação dos empreendimentos liderados e formados por estudantes universitários ocorrerá em janeiro. Os trabalhos deverão envolver soluções para desafios tecnológicos no campo da mineração.
Pesquisa e Inovação II
Para o coordenador do projeto de pesquisa, professor Franco dos Santos Silva, o acordo é importante diante do cenário de investimentos destinados à pesquisa (P&D). Ainda segundo Franco, o profissional que tem oportunidade de atuar com P&D chega ao mercado com maior nível de qualificação e competividade. O investimento em P&D favorece, ainda, a redução da evasão na universidade.