Repórter Correio 09/04/2020
Contratação
Em comunicado feito no final da tarde desta quarta-feira (8), a Secretaria Regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará, comunicou que já está iniciada a seleção de profissionais de saúde para trabalhar no hospital de campanha em Marabá. A gestão será da Organização Social: Instituto Nacional de Assistência Integral – INAI. Já a contratação da mão-de-obra ficará a cargo da empresa LG Serviços Profissionais Eireli, CNPJ nº 06.028.733/0001-10.
Leia mais:Contratação II
As vagas são para: enfermeiro, técnico de enfermagem, farmacêutico, assistente social, auxiliar de farmácia, técnico em informática, recepcionista, auxiliar administrativo, auxiliar de limpeza, copeiro, controlador de fluxo e porteiro. Os currículos devem ser enviados para: rhps.hospcampanha.maraba@gmail.com, até às 17 horas do dia 9 de abril de 2020. O secretário João Chamon Neto informou que para evitar aglomerações, não será aceita documentação entregue presencialmente.
Paraense nas ruas
Em seu pronunciamento diário no final da tarde de ontem, o governador do Pará, Helder Barbalho, revelou que a meta de pessoas em casa no Estado ainda está longe de ser alcançada. Apenas 40% dos paraenses estão respeitando a quarentena, o que coloca o Pará em 20º lugar entre os 26 estados e o Distrito Federal. O governo tem acesso a esses dados por meio das localizações de celulares fornecidas pelas operadoras.
Concurso retomado
Boa notícia para quem aguarda o concurso Polícia Civil do Pará para vários cargos. O processo licitatório para a escolha da banca será retomado e a empresa será definida em breve. O Cebraspe (antigo Cespe) está entre os cotados e pode ser escolhido para organizar a seleção. A informação foi confirmada no dia 7, pelo delegado-geral da Polícia Civil do Estado, Alberto Teixeira. O chefe da corporação divulgou comunicado em sua conta oficial do Instagram.
Concurso retomado II
De acordo com o delegado Alberto Teixeira, uma ordem de desembargadora Ezilda Pastana Mutran reduziu o alcance da liminar que havia sido deferida na justiça comum e que suspendia o processo licitatório. A Justiça suspendeu a concorrência pública, na época, por decisão liminar em Mandado de Segurança da 6ª Vara do Juizado Especial Cível, atuando no Plantão Cível da Comarca de Belém.
A Semana Santa
A Semana Santa é uma tradição religiosa cristã que celebra a Paixão, a Morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Ela se inicia no Domingo de Ramos, que relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e termina com a ressurreição de Jesus, que ocorre no domingo de Páscoa.
Santos óleos
Uma das cerimônias litúrgicas da Quinta-feira Santa é a bênção dos santos óleos usados durante todo o ano pelas paróquias. São três os óleos abençoados nesta celebração: o do Crisma, dos Catecúmenos e dos Enfermos. Ela conta com a presença de bispos e sacerdotes de toda a diocese. É um momento de reafirmar o compromisso de servir a Jesus Cristo.
Sexta-feira Santa
A tarde da Sexta-feira Santa apresenta o drama incomensurável da morte de Cristo no Calvário. A cruz, erguida sobre o mundo, segue de pé como sinal de salvação e esperança. Com a Paixão de Jesus, segundo o Evangelho de João, contemplamos o mistério do Crucificado, com o coração do discípulo Amado, da Mãe, do soldado que o transpassou o lado. Há um ato simbólico muito expressivo e próprio deste dia: a veneração da santa cruz, momento em que esta é apresentada solenemente à comunidade.
Em Marabá
Aqui na Diocese de Marabá, como já amplamente divulgado na última semana, o bispo dom Vital Corbellini determinou que as missas e outras ações da Semana Santa se deem com transmissão online nas redes sociais. As igrejas estão com o funcionamento suspenso para a presença de fieis, por determinação do Estado, como medida de combate ao novo coronavírus.
Retorno liberado
Aos poucos os rios Tocantins e Itacaiúnas vão retornando à normalidade. Nesta quarta-feira (8), o nível marcava 9,57 metros. A continuar nessa marcha, oficialmente, a Defesa Civil deve autorizar o retorno dos desabrigados/desalojados as suas casas a partir desta quinta-feira, quando o nível se aproxima dos 9,25 metros.
Retorno liberado II
Há alguns dias muitas casas já estão fora da água. No entanto, a Defesa Civil recomenda tolerância de um tempo maior para higienização e secagem dessas moradias, objetivando a prevenção de doenças e afastar o perigo de repique da cheia, o que já aconteceu em períodos anteriores. A Defesa Civil, desde a última segunda-feira (6), visita os abrigos fazendo levantamento para o retorno dessas famílias.
Aviso ao leitor
Devido ao feriado de Sexta-feira Santa em 10 de abril, o CORREIO não será editado para o dia 11, sábado. Com isso, voltamos no dia 14, ainda no formato banca digital, com acesso online e gratuito.
Atenção, leitor: A coluna Ronda Política, excepcionalmente, não sai publicada nesta edição retornando na edição seguinte.