Correio de Carajás

Repórter Correio 04/04/2020

Comércio

Tudo indica que o comércio de Marabá deve mesmo retomar suas atividades na terça-feira, dia 7, após o período de 15 dias determinado pela Prefeitura de Marabá. Nenhum indicativo, por enquanto, de que o prefeito Tião Miranda vá renovar. Apesar disso, o presidente da Acim, Raimundo Júnior, avisava ontem aos lojistas que uma reunião do Comitê Gestor de crise com o Ministério Público, vai alinhar melhor a decisão na segunda-feira. Mesmo se retornar, o comércio deverá cumprir uma série de condicionantes, como adaptações, limites de pessoas dentro das lojas, higienização, etc.

Sem shopping

Leia mais:

De outro lado, o Shopping Pátio Marabá, já sabendo que o Estado não permitirá tão cedo o retorno desse tipo de centro lojista, emitiu nota ontem aos condôminos reforçando que permanece de atividades suspensas por tempo indeterminado.

Com shopping

De outro lado, o Pátio Marabá disse na mesma correspondência, sem dar detalhes, que apoiará seus lojistas que queiram manter modalidade de entrega delivery e outras formas de vendas. Orientou que as empresas que assim desejarem devem procurar a administração.

Monitorando celulares

Não é fake a informação de que o governo federal vai usar os dados de geolocalização dos celulares para enfrentar o coronavírus por meio de políticas públicas de saúde. As operadoras de telefonia Algar, Claro, Oi, Tim e Vivo fornecerão os dados de localização de 222,2 milhões de linhas móveis para o Ministério da Ciência, Inovação, Tecnologia e Comunicação (MCTIC). A medida foi anunciada pelo ministro Marcos Pontes, no Twitter do MCTIC, que depois o apagou. Somente na quinta-feira (2), as operadoras confirmaram que colaborariam com o governo e como isso seria feito. Por enquanto, ainda não há uma data para iniciar o monitoramento. A informação é do UOL.

Igreja

O período principal da Semana Santa tem início neste dia 5 de abril, com o Domingo de Ramos, desta vez sem os fieis nas igrejas de Marabá, como anunciou o bispo dom Vital Corbellini em entrevista ao CORREIO. Será algo inédito na história da Igreja Católica. As missas ocorrerão, de forma restrita, só com os padres e ajudantes, e transmitida ao vivo nas redes sociais da igreja.

Marabá

Também inédita a falta de uma programação para a comemoração do aniversário de 107 anos do Município de Marabá, neste domingo (5). A crise mundial e as medidas de proteção e combate ao novo coronavírus tornaram impossível realizar programação oficial.

CORREIO online

A Editoria do CORREIO decidiu estender por todo o mês de abril a não circulação do jornal impresso tradicional. É uma das medidas de colaboração do Grupo Correio com a menor circulação de pessoas na rua e preservação de vendedores, entregadores e gráficos. Mas o jornal, desde que deixou de circular materialmente, está sendo editado da mesma forma e publicado na versão online, disponível gratuitamente no correiodecarajas.com.br e no app Jornal Correio, nos celulares.