Cheia

O nível do Rio Tocantins em Marabá continua estagnado na marcados 10 metros acima do normal, que é a cota de alerta, e nos próximos dois diassofre variações pequenas a mais ou a menos. Os dados são do Boletim de Níveis eVazões da Eletronorte e levam em conta o controle do reservatório daHidrelétrica de Tucuruí. As chuvas, no entanto, não dão refresco e aindaameaçam cheia mais rigorosa.

Menosburocracia

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estadodo Pará (Emater) e o Instituto de Terras do Pará (Iterpa) firmaram um termo decooperação técnica inédito que alia assistência técnica e regularizaçãofundiária, desburocratizando e acelerando os processos, integrando os órgãos epromovendo desenvolvimento sustentável para a agricultura familiar.

Menosburocracia

O termo, com vigência até dezembro de 2022 inclui oaproveitamento imediato de documentos, como declarações de aptidão ao ProgramaNacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – Pronaf (Daps) e CadastrosAmbientais Rurais (Cars), emitidos pela Emater, na regularização fundiária daagricultura familiar, além de diagnósticos participativos e mapeamentos deimóveis rurais, de acordos com demandas conjuntas, entre outras metas.

Casaspenais

Titular da Vara de Execuções Penais na Comarca de Marabá, ojuiz Caio Marco Berardo esteve ontem visitando complexo prisional local, nacompanhia de Jarbas Vasconcelos, secretário do Sistema Penal do Pará. Lá,inauguraram um brinquedoteca no Crama. Estavam presentes o presidente daSubseção da OAB, Ismael Gaia e o presidente da Comissão do Sistema Penal, advogadoUlisses Silva Maia. Mas o motivo da visita não era só a inauguração, mas tambémvisitar as obras de uma casa penal de regime fechado e outra de aberto, queestão na fase de terraplenagem.

Casaspenais II

O juiz e o secretário também visitaram o presídio feminino, opróprio Crama e o Cetro de Triagem Masculino (CTM), onde ficam os presosprovisórios. Foram recebidos pelos titulares, coronel Alan e coronel AntônioAraújo, respectivamente. Hoje às 17 horas, na OAB, acontece reunião paradiscutir a questão da reinserção na sociedade dos hoje apenados.

Itupiranga

As reuniões com secretários e dirigentes de instituições dogoverno e autoridades das regiões sul e sudeste do estado seguem na programaçãodo programa governo itinerante. Os encontros desta quarta-feira (3) ocorrem noCentro de Convenções e Eventos do município e, entre as pautas, está apossibilidade de criação de um posto de atendimento dos bombeiros emItupiranga, cidade de 52 mil habitantes.

ItupirangaII

As discussões para o processo de instalação começaram com achegada da sede administrativa do Estado à Marabá e serão analisadas a partirde agora. Segundo o subcomandante do Corpo de Bombeiros do Pará, coronelAlexandre Costa, já foi solicitado o levantamento do que a prefeitura poderepassar ao Corpo de Bombeiros em termos de terrenos ou imóveis para instalaçãoda unidade.