Cheia

[pro_ad_display_adzone id="528"]

O nível do Rio Tocantins em Marabá continua estagnado na marca dos 10 metros acima do normal, que é a cota de alerta, e nos próximos dois dias sofre variações pequenas a mais ou a menos. Os dados são do Boletim de Níveis e Vazões da Eletronorte e levam em conta o controle do reservatório da Hidrelétrica de Tucuruí. As chuvas, no entanto, não dão refresco e ainda ameaçam cheia mais rigorosa.

Menos burocracia

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) e o Instituto de Terras do Pará (Iterpa) firmaram um termo de cooperação técnica inédito que alia assistência técnica e regularização fundiária, desburocratizando e acelerando os processos, integrando os órgãos e promovendo desenvolvimento sustentável para a agricultura familiar.

Menos burocracia

O termo, com vigência até dezembro de 2022 inclui o aproveitamento imediato de documentos, como declarações de aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – Pronaf (Daps) e Cadastros Ambientais Rurais (Cars), emitidos pela Emater, na regularização fundiária da agricultura familiar, além de diagnósticos participativos e mapeamentos de imóveis rurais, de acordos com demandas conjuntas, entre outras metas.

Casas penais

Titular da Vara de Execuções Penais na Comarca de Marabá, o juiz Caio Marco Berardo esteve ontem visitando complexo prisional local, na companhia de Jarbas Vasconcelos, secretário do Sistema Penal do Pará. Lá, inauguraram um brinquedoteca no Crama. Estavam presentes o presidente da Subseção da OAB, Ismael Gaia e o presidente da Comissão do Sistema Penal, advogado Ulisses Silva Maia. Mas o motivo da visita não era só a inauguração, mas também visitar as obras de uma casa penal de regime fechado e outra de aberto, que estão na fase de terraplenagem.

Casas penais II

O juiz e o secretário também visitaram o presídio feminino, o próprio Crama e o Cetro de Triagem Masculino (CTM), onde ficam os presos provisórios. Foram recebidos pelos titulares, coronel Alan e coronel Antônio Araújo, respectivamente. Hoje às 17 horas, na OAB, acontece reunião para discutir a questão da reinserção na sociedade dos hoje apenados.

Itupiranga

As reuniões com secretários e dirigentes de instituições do governo e autoridades das regiões sul e sudeste do estado seguem na programação do programa governo itinerante. Os encontros desta quarta-feira (3) ocorrem no Centro de Convenções e Eventos do município e, entre as pautas, está a possibilidade de criação de um posto de atendimento dos bombeiros em Itupiranga, cidade de 52 mil habitantes.

Itupiranga II

As discussões para o processo de instalação começaram com a chegada da sede administrativa do Estado à Marabá e serão analisadas a partir de agora. Segundo o subcomandante do Corpo de Bombeiros do Pará, coronel Alexandre Costa, já foi solicitado o levantamento do que a prefeitura pode repassar ao Corpo de Bombeiros em termos de terrenos ou imóveis para instalação da unidade.

[pro_ad_display_adzone id="530"]