Correio de Carajás

Repórter Correio 03/12/2020

Sindicato Rural

O Sindicato dos Produtores Rurais de Marabá vai passar por eleição de nova diretoria logo no início de 2021. O pleito será realizado dia 15 de janeiro das 8 às 18 horas, conforme edital que sai publicado nesta edição do CORREIO. Na ocasião, serão definidos os membros da diretoria, conselho fiscal e suplentes do conselho fiscal para o período 2021/2023. O prazo de 15 dias para inscrição de chapas passa a valer a partir de hoje. A coluna apurou nos bastidores, que o atual presidente Ricardo Guimarães foi convencido por colegas a apresentar candidatura a um novo mandato.

Parauapebas

Leia mais:

Por falar em Sindicato Rural, o de Parauapebas, o Siproduz, já até definiu data para a sua Feira Agropecuária (FAP) em 2021. Será de 1º a 5 de setembro. A deste ano não ocorreu, devido à pandemia de covid-19.

Concurso da PM

Seguem abertas as inscrições para o Concurso da Polícia Militar do Pará. Os editais dos concursos das polícias Civil e Militar foram divulgados no dia 13 de novembro, no Diário Oficial do Estado (DOE).  Para a PM serão ofertadas 2.405 vagas, sendo 2.310 para “praças” e 95 para “oficiais”. As inscrições iniciaram no dia 30/11 e as provas estão previstas para iniciar no dia 28 de fevereiro de 2021.

Concurso Civil

Para a Polícia Civil serão ofertadas 1.088 vagas, sendo 265 para o cargo de delegado, 252 para escrivão, 506 para investigador e 65 vagas para papiloscopista. As inscrições iniciarão no dia 7 de dezembro e as provas estão previstas para iniciar no dia 21 de março de 2021. As provas serão realizadas em Marabá, Redenção, Belém, Altamira, Itaituba e Santarém.

Pessoa com Deficiência

Um café da manhã hoje (3), às 10 horas, vai marcar a comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Será na sede do Conselho Municipal de Pessoa com Deficiência, que fica na Agrópolis do Incra, junto à Seaspac. Não é demais lembrar que a data também foi instituída no calendário oficial do Município de Marabá por meio da Lei 17.978, de 28 de maio de 2020, outra vitória.

Unifesspa

Ainda ontem, a Administração Superior da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) soltou nota pública comentando a Portaria n° 1.030 do MEC que determina o retorno das aulas presenciais no início de 2021. A entidade dá a entender que pode não acatar tal determinação, citando a “que seguirá respeitando a autonomia universitária e as instâncias colegiadas de deliberação de sua estrutura”. Lembrou que tem realizado reuniões rotineiras com os diferentes segmentos da comunidade acadêmica por meio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg).

Unifesspa II

De outro lado, revelou que segue articulada com as outras universidades e participará nesta quinta-feira, 3 de dezembro, de reunião da Secretaria de Ensino Superior do ministério da Educação (SESU/MEC) com os reitores das 69 Instituições Federais de Ensino Superior, por meio do Conselho Pleno da Associação Nacional (Andifes). “Qualquer decisão será tomada, portanto, respeitando as condições sanitárias, administrativas, de biossegurança e de caráter coletivo, de modo a contemplar todas as questões envolvidas na retomada das atividades acadêmicas”.