Correio de Carajás

Repórter Correio 03/10/19

Paraense

O árbitro paraense Dewson Fernando Freitas da Silva vai perder o escudo da Fifa que ele detinha há cinco anos. Ele integrava o quadro desde 2015 e ficou fora da nova lista enviada pela Comissão de Arbitragem da CBF à principal entidade do futebol mundial. “Me orgulho de ter representado o Pará neste período. Vou continuar trabalhando com seriedade para voltar ao quadro internacional em 2021”, disse o árbitro.

Paraense II

Leia mais:

Em 2019, Dewson apitou 13 partidas de Campeonato Brasileiro, sendo dez na Série A. Seu último jogo pelo Brasileirão foi o polêmico confronto entre Bahia e Corinthians, que terminou com triunfo do time paulista. O árbitro deixou de marcar um pênalti claro para o nordestino no primeiro tempo, quando o embate estava empatado sem gols.

Chuvinha

Em severa estiagem desde de junho deste ano, a área urbana de Marabá viu finalmente uma chuva robusta na noite de terça-feira (1º), com direito a trovoadas. Até então haviam sido apenas pancadas de chuva na semana anterior, que pouco aplacaram o calor, a poeira e a fumaça.

Queimadas

A Amazônia Legal corresponde a cerca de 61% do território brasileiro e engloba nove estados: Pará, mais Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Rondônia, Roraima e Tocantins e parte do Maranhão. Nesta área, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estão 772 municípios.

Queimadas II

Os incêndios são comuns na Amazônia no período de seca, que se estende de maio a setembro. Nos últimos meses, o aumento das ocorrências gerou repercussão internacional. Para contornar a situação, o presidente Jair Bolsonaro decretou, em 23 de agosto, a Garantia da Lei e da Ordem (GLO) Ambiental para ampliar o trabalho de combate às queimadas e a investigação sobre suas origens.

Balanço

Um balanço divulgado pelo Ministério da Defesa informou que já foram aplicados R$ 36,37 milhões em multas pela Operação Verde Brasil, que mobiliza as Forças Armadas, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Círio 2019

Já disponível a visitação dos frequentadores do Shopping Pátio Marabá a exposição fotográfica “Retratos da Fé”, com belíssimas imagens do Círio local. A exposição fica no piso L3 e permanece até o dia 31 de outubro.

Respiro

A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) obteve, na tarde de 30 de setembro, a liberação de parte do orçamento de custeio, destinado à manutenção de serviços essenciais (energia elétrica, segurança, limpeza, entre outros). O valor total desbloqueado pelo Ministério da Educação (MEC) foi de R$ 3.392.574,00, conforme previsto no Decreto 10.028, publicado na edição da última sexta-feira, 27 de setembro, do Diário Oficial da União (DOU).

Respiro II

Com o descontigenciamento, a Unifesspa poderá cumprir com o pagamento dos principais contratos para manutenção da universidade, que só estavam assegurados até este mês. De acordo com o reitor da Unifesspa, Maurílio Monteiro, mesmo com a liberação de orçamento, a Administração continuará em permanente diálogo para a reversão total do bloqueio.