Correio de Carajás

Repórter Correio 02/04/2020

Voos

Após reportagem do CORREIO mostrando a reação de autoridades ao cancelamento da operação das três empresas aéreas nacionais com voos regulares para Marabá, já surgiram mudanças. A Latam anunciou que vai manter o voo Brasília-Marabá-Brasília às quintas-feiras durante o mês de abril. Pouso em Marabá às 16h10 e decolagem com destino a Brasília ás 17 horas. Atendimento de balcão somente às quintas, também.

Comércio

Leia mais:

Para muitos setores da economia de Marabá, a reabertura de lojas só acontecerá para valer no dia 7 de abril, ou seja, na próxima terça-feira, conforme preconiza o primeiro decreto da Prefeitura sobre as ações de combate à covid-19. O segundo decreto até autorizou setores como as revendas de veículos, mas logo em seguida o Ministério Público vetou, por não se tratar de serviço essencial.

Comércio II

No dia da estreia do novo decreto, aliás, muita gente decidiu arriscar e abriu loja sem nem mesmo estar na lista dos segmentos abonados. Foi o caso de uma grande loja de cosméticos da Nova Marabá, por exemplo, reunindo dezenas de clientes no interior da empresa, sem qualquer distanciamento, orientações ou coisas do tipo. Mais aglomeração que isso, impossível.

Unifesspa

A Reitoria da a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) confirmou que permanece com aulas, atividades e eventos acadêmicos suspensos por tempo indeterminado. Desde o dia 19 de março, as aulas já haviam sido interrompidas e o trabalho administrativo passou a ser realizado remotamente. “A decisão leva em consideração o quadro epidemiológico, divulgado pelas autoridades de saúde, que mostra o rápido avanço da pandemia do novo coronavírus no país”, diz informe.

Mudança

Sobre o hospital de campanha com 120 leitos que o Governo do Pará vai montar em Marabá, o secretário regional João Chamon informava ontem que o equipamento deve chegar na sexta-feira. A empresa contratada para a montagem disse que entrega os módulos prontos em sete dias. Houve uma mudança na projeção inicial. O espaço usado não será mais o do galpão de eventos, mas outro salão do Centro de Convenções pela necessidade de climatização do espaço.

Higienização

Uma parceria entre a Prefeitura de Marabá com a 23ª Brigada de Infantaria de Selva, resultou numa ação de higienização de espaços públicos que teve início na manhã desta quarta-feira (1º), na rodoviária do Km 6, na Nova Marabá e seguirá para outros pontos da cidade. Toda a área foi isolada pelos militares do Exército e feita a higienização dos boxes das lojas e guichês de passagens, bancos, paredes, corrimão, piso e área de alimentação. Os militares utilizam hipoclorito de sódio e os equipamentos de borrifação para eliminação do vírus.

Higienização II

Na ação estão sendo empregados 45 militares. Outros espaços que vão receber esse trabalho são o Aeroporto João Rocha e também as escolas públicas, na preparação para o reinício das aulas. A prefeitura prepara o material e o exército entra com a tropa e o equipamento.