Correio de Carajás

Repórter Correio 02/03/2019

Mudanças na igreja

Líder maior da Igreja Católica em Marabá, o bispo dom Vital Corbelini decidiu fazer mudanças na Diocese que surpreenderam muitos fieis ontem (1º), quando a notícia foi confirmada. Depois de 18 anos à frente do Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, o padre Ademir Gramelik foi transferido para assumir como titular da Paróquia de São Félix de Valois e, portanto, vigário da Catedral. Já o padre Aelson Vieira, que estava nessa condição, irá assumir a Paróquia de São Pedro e São Paulo, em Canaã dos Carajás. O padre Peterson Guadalupe deixa Canaã para assumir o Santuário em Marabá.

Mudanças na igreja II

Leia mais:

Foi o próprio padre Ademir que confirmou ao CORREIO ontem quanto questionado sobre as mudanças. Ele disse ter recebido bem a decisão do bispo e vê como um novo e importante desafio na sua vida religiosa. Confirmou que deverá acontecer uma posse formal depois do segundo domingo da Quaresma, mas que na quarta-feira de cinzas já assume as funções. Também explicou que as mudanças não foram decisão isolada do bispo, mas emanadas do conselho de presbíteros da Diocese e as transferências estão previstas no código de direito canônico.

Mudanças na igreja III

Muito queridos por suas respectivas ovelhas nas comunidades que vinham liderando, os padres Ademir e Aelson vão ser alvo de despedidas durante as missas deste final de semana, em especial no domingo. Muitos fieis ainda se mostravam reticentes ontem com as mudanças, apegados aos líderes religiosos que até então respondiam pelas igrejas. Padre Ademir, então, tem em seu histórico o erguimento do templo do santuário, com a beleza e grandiosidade que tem hoje na Folha 16, além do crescimento do Círio de Marabá ao longo dos últimos 15 anos, tornando-o um dos maiores do Pará.

‘Curva do S’

Foi confirmada para 2019 a realização do “14° Acampamento Pedagógico da Juventude Sem Terra Oziel Alves Pereira”. É por meio desse acampamento que são realizados todos os anos os atos em memória à morte de sem-terras em 1996 em Eldorado do Carajás. Este ano a mobilização será de 10 a 17 de abril, tratada por eles como semana do “Abril Vermelho”.

Adeus ao Pimenta

Eletricista automotivo com larga experiência, um dos mais conhecidos e pioneiros em Marabá, morreu ontem o senhor Itamar Lopes de Melo, o Pimentinha. O veterano até hoje trabalhava na área em sua oficina na Cidade Nova. O velório ocorre na Maçonaria do Novo Horizonte e o sepultamento será neste sábado (2) às 9 horas.