Já estamos em 2020, mas o Campeonato Marabaense conheceu seu campeão de 2019 apenas no dia 4 de janeiro. Renegados venceu, nos pênaltis, a Sociedade Amapaense e se tornou tetracampeão municipal.
As arquibancadas do Zinho Oliveira receberam um ótimo público para a grande final – a maioria dos torcedores era do Renegados -, e a equipe campeã contava com um elenco bastante conhecido no futebol regional. Do outro lado a Sociedade Esportiva Amapaense tinha um time mais operário, chegou à decisão sem alarde e disposta a quebrar o favoritismo adversário.
A primeira oportunidade veio pelo lado do time do “Bairro do Amor” e nos pés de Gil Pica-Pau, principal jogador da equipe e que criava as melhores oportunidades do jogo. A Pantera da Cidade Nova respondia nos contra-ataques, mas o primeiro tempo as equipes não acertaram a pontaria.
Leia mais:Na segunda etapa os times continuavam a oscilar bons momentos. Numa escapa rápida, Tawan, a principal contratação da Pantera para a temporada, colocou a bola na frente e antes de finalizar foi derrubado pela defesa do Renegados. No lance foi marcado pênalti e o zagueiro Vanilson foi embora mais cedo para o chuveiro. Na cobrança, Waldeir defendeu o pênalti. A máxima de quem não faz leva funcionou na decisão. A Sociedade, que estava melhor na partida, pegou um duro golpe e veio dos pés de Gil Pica-Pau. Depois de receber a bola pela direita, o atacante se livrou da marcação e encheu o pé, colocando a bola no ângulo, sem chances de defesa para o goleiro amapaense.
Com o placar adverso, mas com um homem a mais, o técnico da Sociedade colocou o atacante Júnior, atleta que mesmo não sendo titular, marcou 9 vezes na competição. Bastaram poucos minutos em campo para ele marcar o seu gol. Com o resultado igual, as equipes se arriscaram menos ao ataque, fazendo um jogo de muita marcação e pouca criação para o gol. O resultado ficou em 1 a 1 e o campeão saiu nas cobranças de pênaltis.
Nos tiros livres, quem se deu melhor foi o time mais experiente. O Renegados fez valer o peso do seu elenco e sagrou-se campeão marabaense. O Renegados foi criado em 2008 pelos irmãos Gledson e Paulo Magalhães (Viola e Buiú), desportistas bastante conhecidos em Marabá. Em 2013, o clube subiu para a Primeira Divisão e de lá para cá, conseguiu 4 títulos marabaenses e uma Copa Centenário, currículo que a maioria dos clubes mais antigos da cidade não tem. (Márcio Aquino)