Correio de Carajás

Reféns são libertados no Crama e rebelião é controlada

Juiz de Direito e outras autoridades conversam com detentos rebelados (Foto: Josseli Carvalho)
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

As autoridades de Segurança Pública consideram a rebelião controlada e confirmam a libertação dos três agentes prisionais que estavam como reféns por mais de 9 horas no Centro Regional de Recuperação Agrícola Mariano Antunes (Crama), em Marabá. A rebelião se deu após tentativa de fuga frustrada às 7 horas da manhã deste sábado (4), com direito a apoio externo, realizado por bandidos armados, que tentaram invadir a unidade prisional e realizar resgate de presos.

A confirmação do acordo e da libertação dos presos via negociação foi dada ao Correio de Carajás pelo defensor público Allysson Castro. Ele participou da negociação in loco com o juiz Alexandre Favacho e autoridades policiais no complexo do Crama ao longo da tarde. Na ocasião, ouviram uma série de queixas e reclamações dos apenados, que se queixavam muito das mudanças disciplinares implementadas depois da recente intervenção federal nos presídios do Pará.

Leia mais:

Apesar da presença do juiz e demais autoridades, assim como da Imprensa, como pedido pelos amotinados, a solução só ocorreu após a saída de todos eles do local, e já por volta das 16h30.

“Os presos reclamaram da questão da comida (quantidade e qualidade) e das visitas (duração do tempo de permanência dos familiares na casa penal). Após horas de tentativa de negociação, os presos se mantiveram sempre irredutíveis e fazendo mais exigências impossíveis, tipo a presença de um Desembargador, e de um link ao vivo. Após descobrimos que eles estavam querendo tumultuar outras casas penais dominadas pelo PCC, já tinha vídeos circulando nas casas penais do Tocantins”, relata o defensor público.

NEGOCIAÇÃO

“A situação foi finalizada com êxito. A prioridade era resguardar a vida e integridade dos agentes prisionais. Graças a Deus, por volta das 16h30, os três foram liberados sem danos nenhum. Os detentos, em seguida, retornaram para as celas deles e tudo voltou a normalidade”, disse ao Correio o delegado Mateus, da Polícia Civil.

Questionado sobre êxito na fuga de algum dos presos, o delegado disse que isso ainda não pode ser garantido, uma vez que a unidade prisional, com apoio da PM vai realizar todos os tramites após esse tipo de ocorrência, assim como a contagem de presos.

POLÍCIA PRENDE DOIS

Por outro lado, a Polícia Militar, após colocar em prática o plano de contingência e cerco às rotas de fuga no entorno do Crama, conseguiu prender dois dos bandidos que tentaram ajudar na fuga de detentos, um deles ainda estava armado de pistola Tauros 380, com 14 munições. As autoridades acreditam que tenham se desfeito do restante do armamento.

Foram apresentados na Seccional de Polícia Civil agora à tarde, como membros da quadrilha: Uelbson Santos Alves e um menor de idade. Ambos negaram ser donos da pistola, mas confirmaram fazer parte do plano de suporte a fuga. “Era pra gente ajudar, mas não fizemos nada, não. Foi só viagem perdida”, disse o menor de idade ao repórter do Correio.

A dupla foi presa por uma guarnição da Companhia Independente de Missões Especiais (Cime). O cabo M. Barros disse à reportagem que o local e a atitude suspeita dos dois os entregou, e logo que foram abordados ficou claro, pelas contradições, de que faziam parte do bando.

Uelbson, que já tem passagens pela polícia, deverá ser indiciado por corrupção de menores, porte ilegal de arma, tentativa de fuga, entre outros. (Reportagem: Josseli Carvalho / Texto: da Redação)

Fotos: Josseli Carvalho

Uelbson foi preso por guarnição da Cime como um dos suspeitos de dar suporte à tentativa de fuga do lado de fora

Mais

Briga de casal resulta em morte de homem na zona rural de Anapu

Briga de casal resulta em morte de homem na zona rural de Anapu

A Vila Acrolina, zona rural do município de Anapu, na região Sudoeste do Pará, registrou um crime de masculinicídio na…
Dupla furta peças de caminhão avaliadas em R$ 120 mil

Dupla furta peças de caminhão avaliadas em R$ 120 mil

Foram presos na manhã desta quinta-feira (13), em Parauapebas, Bismarck da Conceição Cristino e Leandro Santos Cabral pelo furto de…
Servidor é executado em caçamba da Prefeitura de Abel Figueiredo

Servidor é executado em caçamba da Prefeitura de Abel Figueiredo

A Polícia Civil investiga os motivos que levaram à execução do servidor da Prefeitura de Abel Figueiredo, Eduardo de Souza…
Foragido há 22 anos de Redenção é preso no Piauí

Foragido há 22 anos de Redenção é preso no Piauí

Foragido há 22 anos, o paraense José Luiz Maciel de Sousa, um dos presos da operação ‘Ação Integrada’, deflagrada nesta…
Mandado de prisão por furto em Marabá é cumprido em Parauapebas

Mandado de prisão por furto em Marabá é cumprido em Parauapebas

Na tarde desta quarta-feira (12), Thyago de Freitas Mulato, de 29 anos, foi preso em Parauapebas em cumprimento de mandado…
Jardim Canadá presencia homicídio no anoitecer

Jardim Canadá presencia homicídio no anoitecer

No fim da tarde desta quarta-feira (12), dois homens em uma Honda Biz prateada executaram Wellingthon Souza Ferreira, de 24…