A 2ª Vara Cível e Empresarial de Redenção realizou no último dia 10 de agosto um Mutirão de Conciliação em conflitos de família e outros passíveis de composição. Foram designadas 58 audiências de conciliação, que resultaram na extinção de parte dos processos, prosseguimento de outros e um total de 18 sentenças prolatadas.
A iniciativa foi coordenada pela juíza titular da 2ª Vara Cível e Empresarial, Nilda Mara Miranda de Freitas Jácome, que destacou as vantagens da conciliação tanto para as partes, quanto para o Judiciário. “Os mutirões de conciliação, ao meu sentir, proporcionam o empoderamento das partes para que elas mesmas resolvam seus conflitos de interesses. Em momento anterior, as partes e advogados são informados do verdadeiro sentido da audiência de conciliação, no sentido de que, passem a ter consciência dos benefícios do acordo que redundará em celeridade e efetividade na entrega da prestação jurisdicional. Evitando, ainda, o aumento da taxa de congestionamento processual”.
Atualmente, a 2ª Vara Cível e Empresarial de Redenção possui um acervo ativo em torno de 6.500 processos, com competência da infância, família, falência e cíveis. “A ideia é promover a cultura da conciliação e dar vasão em parte considerável do acervo”, concluiu Nilda Miranda. Estão programados para este semestre, além do previsto para a Semana Nacional da Conciliação, mais dois mutirões que serão realizados nas datas de 21 de setembro e 26 de outubro.
Martha Lucia Rios, com informações de Redenção