Correio de Carajás

Redenção: Ministério Público debate o uso de agrotóxicos

Foto: reprodução
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Amanhã, quarta-feira (3), a partir das 8 horas, o município de Redenção sediará o evento “II Ciclo de Debates sobre os Impactos causados pelos agrotóxicos”. De modo geral o debate tratará de questões relacionadas a problemática do uso de agrotóxicos e produtos afins, com o objetivo de gerar reflexão e ações coletivas frente aos efeitos nocivos causados por tais produtos. No município de Redenção, ao longo dos últimos anos, grandes áreas de vegetação têm sido desmatadas para a prática da agropecuária.

É também objetivo do evento discutir a possível implementação de um Fórum Regional de combate aos impactos dos agrotóxicos, abrangendo a 5ª Região Agraria, composta por 15 municípios do sul e sudeste do Estado.

O II Ciclo de Debates será realizado no auditório da Promotoria de Justiça de Redenção, sendo destinado aos promotores de Justiça, servidores do MPPA, representantes e servidores de instituições vinculadas ao tema, agricultores, fazendeiros, sindicatos, agências reguladoras, alunos de universidades e faculdades, professores universitários, entre outros.

Leia mais:

O público alvo diversificado é necessário para promover ações e articulação entre instituições, sociedade e comunidade científica, no combate aos efeitos negativos dos agrotóxicos à saúde da população e ao meio ambiente. Uma das ações eficazes, na qual o Ministério Público se propõe, é incentivar e acompanhar a realização de estudos e pesquisas relacionadas aos impactos e efeitos dos agrotóxicos.

Dividido em dois painéis, o evento terá os seguintes temas: o papel constitucional do Ministério Público na defesa do meio ambiente; os instrumentos de tutela coletiva contra o uso indiscriminado de agrotóxicos; a atuação da Promotoria de Justiça Agraria no combate ao uso de agrotóxicos; impactos dos agrotóxicos à saúde no Estado do Para; pesquisa, avaliação, registro e comercialização de agrotóxicos: uma análise de direito comparado e, por último, contaminação das águas subterrâneas por agrotóxicos.

Os palestrantes serão representantes do MPPA, da Secretaria de Saúde do Estado do Pará (Sespa) e professores universitários. Os organizadores do evento são os Promotores de Justiça Marco Aurélio Lima do Nascimento, coordenador do Centro de Apoio Constitucional; Ilton Lima Moreira Júnior, coordenador do Polo de Redenção e a promotora Herena Neves Maués Corrêa de Melo, da Promotoria de Justiça Agraria de Redenção. (Ascom/MPPA)

Evento: II Ciclo de Debates sobre os Impactos causados pelos agrotóxicos

Dia e Horário: 3 de abril (4ª feira). 8h-12h

Local: Auditório da Promotoria de Justiça de Redenção

Comentários

Mais

Anvisa determina recolhimento de lote com mais de 40 mil doses de Coronavac no Pará

Anvisa determina recolhimento de lote com mais de 40 mil doses de Coronavac no Pará

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de 25 lotes de vacinas Coronavac, entre eles o lote…
Prazo para prova de vida acaba dia 30 para aposentados e pensionistas

Prazo para prova de vida acaba dia 30 para aposentados e pensionistas

Aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis que ainda não fizeram, junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a comprovação…
Usuários de mototáxi em Marabá denunciam cobrança acima da tabela

Usuários de mototáxi em Marabá denunciam cobrança acima da tabela

Vários usuários do serviço de mototáxi em Marabá estão revoltados com a cobrança que os condutores estão fazendo, acima da…
Pará registra 589.628 casos e 16.630 mortes pela Covid-19

Pará registra 589.628 casos e 16.630 mortes pela Covid-19

O Pará contabilizou mais 376 casos de Covid-19 e 6 mortes causada pela doença. Segundo o boletim divulgado pela Secretaria…
NÃO É FAKE: Conta de luz da Equatorial Energia pode ser paga pelo PIX

NÃO É FAKE: Conta de luz da Equatorial Energia pode ser paga pelo PIX

Os clientes do Grupo Equatorial Energia poderão pagar seus boletos através do PIX. A partir de 20 de setembro, os…
Dona de boate morre em acidente na BR-155

Dona de boate morre em acidente na BR-155

Uma caminhonete com cinco passageiros tombou nesta quinta-feira, 23, na Rodovia BR-155, entre Redenção e Pau D’arco, na região sul…