Correio de Carajás

Rede hoteleira de Marabá vai “bombar” com concurso da Prefeitura no sábado e domingo

Se andar de veículo pelas ruas de Marabá já carece de atenção, neste final de semana ela deve ser redobrada. No sábado e domingo, dias 23 e 24 de março, 48.507 pessoas vão zig-zaguear pelo trânsito da cidade para participar do concurso público da Prefeitura Municipal, que oferta 846 vagas no certame.

Dos 48.507 candidatos inscritos para as provas neste final de semana, 16.671 são de nível superior e entram nas escolas na tarde deste sábado. No domingo, o movimento praticamente duplica, com 31.836 candidatos do ensino médio.

Boa parte virá de outros municípios e estados da federação. A aplicação do teste movimentará o turismo e a economia local, sobretudo, os setores gastronômico e hoteleiro.

Leia mais:

O gerente de um dos hotéis mais requisitados nessas ocasiões, Robson Dias, comemora o bom movimento durante o final de semana. Segundo ele, todos os 42 apartamentos disponíveis estão reservados, a grande maioria pelos concurseiros. “Nos planejamos  para receber  essa demanda de hóspedes que iriam prestar o concurso. As reservas começaram a ser preenchidas ainda nos mês de fevereiro. E quem nos  procurou após o preenchimento de vagas indicamos outros hotéis parceiros”, relata Robson, que também destacou a importância de a rede hoteleira estar preparada para atender, principalmente durante eventos em que a cidade recebe muitos turistas.

Pela experiência no ramo, Dias destaca que sempre que há concurso com provas em Marabá, o faturamento aumenta consideravelmente, atraindo candidatos de diversas regiões do Brasil. “Cada vez que é lançado um edital para concurso público, nas semanas que antecedem as provas, todos os nossos apartamentos são preenchidos”, diz.

Em outro hotel da cidade, no núcleo Cidade Nova, os 32 apartamentos disponíveis deverão ser todos ocupados nos últimos dias. “Dos 40 hóspedes, 35 deverão vir de fora do Estado para prestar o concurso. Nas semanas anteriores o movimento estava fraco, mas ao se aproximar a data da prova, foi necessário bloquear os sites das agências de turismo que disparam as reservas, pois não tínhamos mais. O movimento está sendo um sucesso”, comemora Ângela Fernanda, que é recepcionista do hotel há quatro anos.

No setor gastronômico, restaurantes também estão se mobilizando e já abasteceram a dispensa. O sócio-proprietário de um dos restaurantes localizados na Folha 27, José Barbosa prevê que o número de clientes deve triplicar no sábado e domingo. “Esperamos que o movimento aumento bastante. Geralmente, recebemos cerca de 120 a 150 pessoas por refeição. Mas temos a expectativa de chegar a 500 clientes. É uma época excelente para nosso faturamento”, comemora Barbosa. (Da Redação)