Correio de Carajás

Recomendação requer suspensão de plano de saneamento municipal

ALTAMIRA

Recomendação requer suspensão de plano de saneamento municipal
Novas estações de tratamento de água e esgoto estão sendo construídas em Altamira (Foto: Palloma Aguiar/MPPA)
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O Ministério Público do Estado do Pará, a Defensoria Pública da União e a Defensoria Pública do Estado do Pará expediram Recomendação conjunta à prefeitura de Altamira solicitando a suspensão imediata do processo de aprovação do plano de saneamento, além da suspensão do processo de concessão do sistema de saneamento municipal à uma empresa privada.

A Recomendação foi motivada pelo fato da prefeitura não ter sido suficientemente transparente ao dialogar com a população sobre as intensões voltadas às melhorias do saneamento básico. A construção de novas estações de tratamento de esgoto e água é uma das condicionantes ambientais da usina de Belo Monte.

No início de setembro a prefeitura organizou uma audiência pública para apresentar um esboço do plano municipal de saneamento que, posteriormente, seria submetido à aprovação e execução. Porém, apenas uma pequena parcela da população participou do evento e não considerou a apresentação esclarecedora.

Leia mais:

Na ocasião a prefeitura informou sua pretensão de repassar a concessão do sistema de saneamento de Altamira à uma empresa privada, durante 35 anos, de forma não onerosa. Porém, não apresentou justificativa para essa decisão.

A Recomendação conjunta requer que tanto o processo de aprovação do plano de saneamento quanto o processo de concessão sejam suspensos e que a retomada de ambos esteja condicionada ao cumprimento das medidas propostas pelo MPPA, DPU e DPE.

A prefeitura deverá, por exemplo, promover novas audiências públicas para que as informações possam ser debatidas com o maior número possível de usuários do sistema. Essas audiências deverão ser amplamente divulgadas e, também, deverão correr nos fins de semana para ampliar as chances de participação da população. 

Na Recomendação MPPA, DPU e DPE destacam que as audiências são importantes para “apresentação dos cenários e, principalmente, para a discussão sobre os prazos e tarifas dos serviços. Aliás, a lei 11.445/2007 prevê a mobilização social na elaboração, aprovação, execução, avaliação e revisão do plano, que deve ser feita a cada quatro anos”.

Nas novas audiências, o município deverá apresentar, de forma didática, sua proposta de gestão do sistema de saneamento baseado em estudo técnico, além de apresentar valores e dados que serão comparados ao plano de gestão privada apresentado anteriormente.

Uma estação de captação de água, uma de tratamento de água, e uma de tratamento de esgoto estão sendo construídas pela Norte Energia como uma das condicionantes ao licenciamento ambiental da Usina de Belo Monte. Até que estejam em pleno funcionamento todo o sistema deverá ser gerido pela Coordenadoria de Saneamento de Altamira (COSALT) para que sejam avaliados os efeitos e resultados da prestação de serviço, especialmente o impacto financeiro causado à população.

A inobservância da Recomendação pela prefeitura ensejará na adoção de medidas jurídicas pelo MPPA, DPU e DPE. A Procuradoria Geral do Município, COSALT, Secretaria de Planejamento, Câmara Municipal de Vereadores e movimentos sociais já foram informados sobre a Recomendação. (Ascom/MPPA)

Comentários

Mais

CTA realiza “Dia D” no combate à AIDS em Parauapebas

CTA realiza “Dia D” no combate à AIDS em Parauapebas

Uma ação nomeada como “Dia D” pelo Centro de Testagem e Aconselhamento de Parauapebas (CTA) foi realizada na manhã desta…
No Dia Mundial de Combate à Aids, papa pede solidariedade a vítimas

No Dia Mundial de Combate à Aids, papa pede solidariedade a vítimas

 O papa Francisco pediu nesta quarta-feira (1º) mais solidariedade com aqueles que sofrem com o vírus HIV, para garantir os…
Confira quem tem direito à tarifa social de energia elétrica com as novas regras

Confira quem tem direito à tarifa social de energia elétrica com as novas regras

O brasileiro poderá ter um desconto na conta de luz de 100% graças a um projeto de lei que prevê…
Nascidos em dezembro têm até o dia 31 para aderir ao saque-aniversário

Nascidos em dezembro têm até o dia 31 para aderir ao saque-aniversário

Trabalhadores nascidos em dezembro têm, de hoje (1º) até 31 de dezembro, para aderir ao saque-aniversário do Fundo de Garantia…
São Paulo confirma terceiro caso da variante ômicron no Brasil

São Paulo confirma terceiro caso da variante ômicron no Brasil

A Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo confirmou nesta quarta-feira (1°) o terceiro caso da variante Ômicron no…
Vacinas devem proteger infectados por variante Ômicron, diz secretário

Vacinas devem proteger infectados por variante Ômicron, diz secretário

O secretário de Saúde do Reino Unido, Sajid Javid, disse, nesta quarta-feira (1º),que é possível que as vacinas sejam menos…