Rafael Moreira Cruz, de 30 anos, mais conhecido como “Rafael Fantasia”, foi morto a tiros na noite deste domingo (16), no Bairro Liberdade, em Parauapebas. De acordo com testemunhas, dois homens teriam disparado contra o rosto de Rafael após ele perder o controle do veículo que conduzia e colidir contra o muro de uma residência na Rua Princesa Isabel.
Ainda segundo testemunhas, Rafael conduzia seu carro pela Princesa Isabel enquanto os dois homens seguiam em uma motocicleta e atiravam contra o veículo, até o momento em que ele perdeu o controle e atingiu o muro. Assim que ocorreu a colisão, os algozes desceram da motocicleta e dispararam diversas vezes contra o rosto de “Rafael Fantasia”.
Um familiar da vítima afirmou que Rafael vinha sofrendo diversas ameaças de morte há algum tempo, mas não chegou a explicar o motivo das intimidações. Em junho de 2020, ele foi apontado como um dos autores do assassinado do jovem Erick Emanoel dos Santos, de 16 anos, conhecido como “De Menor”.
Leia mais:Na época, o corpo do jovem foi encontrado degolado no Rio Parauapebas, próximo à Perimetral Norte, no Bairro Liberdade I, com diversos ferimentos provocados por arma de fogo, além de golpes de facas e facões.
“Rafael Fantasia”, de acordo com a polícia, era membro da facção criminosa Comando Vermelho, responsável por autorizar, dentro da hierarquia da facção, as mortes realizadas pelo grupo. Além disso, ele já tinha passagens pela polícia por roubo.
A Polícia Militar chegou a ser acionada, mas apareceu apenas para constatar a morte e garantir a preservação do local até a chegada de uma equipe do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves e a Polícia Civil para realizar a remoção do corpo. (Clein Ferreira – com informações de Ronaldo Modesto)