Correio de Carajás

Radares da Folha 33 passam a funcionar a partir de amanhã

Equipamentos tentam pôr fim a histórico de acidentes e mortes no cruzamento da BR-230, na Nova Marabá, marcado por desrespeito ao semáforo

O novo radar no “Semáforo da morte”, trecho urbano da Rodovia Transamazônica (BR-230), na altura da Folha 33, no Núcleo da Nova Marabá, que já foi palco de dezenas de acidentes fatais, será instalado nesta quinta-feira (14) e passará a funcionar integralmente a partir de sexta (15), com direito a multas de R$160 à R$880, dependendo da gravidade da infração.

Após anos sendo tema de debate entre a sociedade civil e os parlamentares da Câmara Municipal de Marabá, a grande quantidade de colisões e mortes causadas pela imprudência de motoristas e a falta de engenharia para garantir a passagem segura de todos que por ali circulam, culminaram na implantação do equipamento.

Para falar sobre o assunto, o coordenador do departamento municipal de trânsito de Marabá, Rafael Nogueira, esteve no estúdio da Rádio CORREIO FM e esclareceu algumas questões acerca do novo radar.

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Com relação aos limites de velocidade, Rafael explica que a sinalização sobre está disposta na via há alguns metros antes de onde o radar será implantado: “Na pista principal da BR 230, será 60 km/h, há um aviso para preparar o condutor da fiscalização eletrônica de velocidade, mais a frente há o dispositivo, que é a velocidade casual normal pro trecho, na via de baixo, que é o acesso entre a marginal e a pista principal, entende-se que por se tratar de uma via local, como é tratada pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) será de 30 km/h”.

Entre as 8 e 10h desta quinta-feira (14), a coordenação de educação para o trânsito do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU), dará apoio ao pessoal do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em uma ação de educação, informando o que está acontecendo.

Além disso, haverá uma aferição técnica do equipamento de controle que é exigido pelo Inmetro, previsto pelo CTB, e então, a partir de sexta-feira, o radar estará funcionando normalmente.

A respeito da lentidão da via ao lado da Transamazônica, o coordenador entende que A experiência prática mostra que antes da implantação da sinalização da velocidade permitida, o tráfego neste eixo já se desenrola de forma lenta. No entanto, a aspecto prático empregado, considerado como via local, exige que a velocidade precise ser de até 30km/h, é necessário respeitar a característica da via.

Já em cima, por não se tratar de uma via de trânsito rápido, mas arterial, comportando o trânsito até 60km/h, é sinalizada com uma velocidade maior: “Em trechos mais sensíveis, há uma exigência de diminuir a velocidade”, pontua Rafael.

Levando em consideração a grande quantidade de acidentes causados no cruzamento em questão, o entrevistado faz o apelo de que os motoristas se atentem na hora de passar no sinal amarelo: “Reduza a velocidade do automóvel até parar na linha de retenção, evitando assim, acidentes”.

Sobre a necessidade de uma obra de engenharia como um túnel e um viaduto para garantir a passagem em segurança dos pedestres e veículos para solucionar o problema, ao invés de somente amenizar os riscos a que todos estão expostos no trecho, Rafael explica que o sensor é instalado a partir de um sensor no pavimento que costuma ter a largura do eixo do veículo e que não há como cobrir a via completamente.

Se faz necessário, portanto, contar com o bom senso dos condutores que passam por ali para não colocar a própria e a vida dos outros em risco

MULTAS

A respeito das multas que serão aplicadas a partir do equipamento, o coordenador diz que é importante que o marabaense entenda que a competência dessa fiscalização é do DNIT, logo, se o condutor for multado e quiser recorrer, terá que se dirigir até a instituição, localizada na Viação Nacional 2195, núcleo Nova Marabá.

VALOR

No caso de o veículo parar em cima da faixa de pedestre durante o sinal vermelho, o valor da multa será de R$ 130,16, no caso do avanço de sinal vermelho (contabilizando 7 pontos na carteira), R$293,47, no excesso de velocidade, até 20% acima do permitido será de R$130, entre 20 e 50%, R$195 e acima de 50%, R$880, com suspensão do direito de ir e vir entre 2 a 3 meses. (Thays Araujo)