Correio de Carajás

Quinze municípios do sul e sudeste paraense comemoram aniversário neste dia 10 de maio

A cidade de Curionópolis em foto aérea captada pelo drone do CORREIO
A cidade de Curionópolis em foto aérea captada pelo drone do CORREIO
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Este domingo, 10 de maio, será um feriado especial para muitas cidades do Pará. Mais precisamente para 15 municípios, que comemoram sua emancipação política e administrativa nesse dia. Desse total, nada menos de nove são das regiões sul e sudeste do Pará. São eles Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia, Curionópolis, Ourilândia do Norte, Pacajá, Parauapebas, Santa Maria das Barreiras, São Geraldo do Araguaia e São João do Araguaia.

As outras cidades paraenses que também se emanciparam em 10 de maio são Cachoeira do Arari, Concórdia do Pará, Dom Eliseu, Garrafão do Norte, São João de Pirabas e Tailândia.

PARAUAPEBAS

Leia mais:

Entre os municípios que estarão em festa, certamente o de maior destaque, devido ao seu poderio econômico, certamente é Parauapebas. Elevado à categoria de município pela lei estadual nº 5443, desmembrado do município de Marabá, Parauapebas nasceu de conturbado processo de ocupação.

De um lado a então estatal Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) implantava o Projeto Grande Carajás, para explorar cerca de 18 bilhões de toneladas de ferro de alta qualidade. De outro lado, o ouro de Serra Pelada acentuava o grande fluxo migratório em direção à região. Na época, cerca de 14 mil trabalhadores vieram para a implantação da mina de ferro.

CURIONÓPOLIS

Não se pode falar da região de Carajás, sem se falar em Curionópolis, que surgiu de dois povoados distintos, onde um deles formado no km 30 da rodovia PA-275 hoje é a sede de Curionópolis; o outro povoado é a Serra Pelada, formada ao pé da colina de mesmo nome. Ambos formados em 1979. Aliás, muitos dos moradores mais antigos de Curionópolis ainda chamam o município de “Trinta”.

Quando da emancipação, em 1988, era parte do município o distrito de Eldorado (ou “Km 100”), que posteriormente formou o município de Eldorado do Carajás.

Saindo da PA-275 e indo para BR-222, chegamos a Bom Jesus do Tocantins, que fica a 66 km de Marabá e tem 17mil habitantes. O aniversário da cidade é o maior evento do município.

Bom Jesus do Tocantins fica à margem da BR-222, antiga PA-70

BOM JESUS

Para quem não conhece, anteriormente à colonização, a área do município de Bom Jesus era habitada somente por indígenas seminômades. O povo tradicional de maior expressão eram os Gavião, que mantém presença nesta área desde muito antes da chegada dos portugueses ao Brasil. Atualmente seu território está restrito a reserva Mãe Maria, distante cerca de 40 km da sede do município.

BREJO GRANDE

Na Rodovia BR-230 (Transamazônica) temos Brejo Grande do Araguaia, localizado a 100 km de Marabá. O nome Brejo Grande do Araguaia é uma homenagem a um igarapé local.

Através da Lei nº 5.448, Brejo Grande do Araguaia foi elevado à condição de Município. Sua instalação ocorreu em 1º de janeiro de 1989. O nome de Brejo Grande do Araguaia é em homenagem ao igarapé local, que possui águas frias e cristalinas e está em sua maior parte, numa brejaria.

Constituição e redemocratização

Os 15 municípios paraenses que festejam aniversário no dia 10 de maio surgiram após o desmembramento de regiões maiores após o processo de redemocratização do Estado brasileiro, durante a década de 1980. Esses municípios apresentam em suas histórias o desmembramento de distritos maiores, a exemplo Marabá, Paragominas e São Felix do Xingu. Essa reordenação geográfica aconteceu em 1988.

De acordo com pesquisadores da história recente da Amazônia, o processo de redemocratização do Estado brasileiro, durante a década de 1980, transformou profundamente o ambiente político-institucional do país. Além da liberalização política, da ampliação da competição eleitoral e do incremento das liberdades civis. Essa reorientação da estrutura federativa brasileira favoreceu as unidades subnacionais, tanto pelo restabelecimento de competências usurpadas pelo regime ditatorial, quanto pela criação, sobretudo no caso dos municípios, de novos mecanismos de autonomia política.

O principal marco institucional dessa transformação política foi a promulgação da Constituição de 1988. A partir dela construiu-se todo um arcabouço jurídico que consolidou o novo arranjo democrático.

Nas décadas de 1980 e 1990, foram criados milhares de municípios no Brasil, sendo que a grande maioria dessas emancipações ocorreu após a promulgação da Constituição de 1988. (Chagas Filho)

Comentários

Mais

Caixa paga 3ª parcela do auxílio emergencial para nascidos em janeiro

Caixa paga 3ª parcela do auxílio emergencial para nascidos em janeiro

A Caixa inicia hoje (18) os pagamentos da terceira parcela do auxílio emergencial 2021. Os beneficiários nascidos em janeiro serão…
Butantan entrega mais 2,2 milhões de doses de vacina contra a covid-19

Butantan entrega mais 2,2 milhões de doses de vacina contra a covid-19

O Instituto Butantan fez hoje (18) a entrega de mais 2,2 milhões de doses da vacina contra o coronavírus CoronaVac. O imunizante…
Vacinas da Janssen não chegarão ao Brasil nesta semana

Vacinas da Janssen não chegarão ao Brasil nesta semana

Achegada ao Brasil de 3 milhões de doses de vacinas da Janssen não ocorrerá mais nesta semana. A informação foi…
Quina de São João terá prêmio de R$ 190 milhões

Quina de São João terá prêmio de R$ 190 milhões

Daqui a oito dias, em 26 de junho, será realizado o sorteio da Quina de São João, que este ano…
Começa neste sábado a 1ª Copa Xikrin do Kateté de Futebol Indígena

Começa neste sábado a 1ª Copa Xikrin do Kateté de Futebol Indígena

Com o objetivo de promover a cultura esportiva entre os povos indígenas a Prefeitura de Parauapebas, por meio do Departamento…
Com avanço da vacinação, Pará reduz em 45% o número de mortes de idosos acima de 70 anos

Com avanço da vacinação, Pará reduz em 45% o número de mortes de idosos acima de 70 anos

Um estudo realizado pela Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) constatou que o avanço da imunização contra a Covid-19 no…