Correio de Carajás

Quinze mil alunos fazem nesta terça provas da 17ª OBMEP

Mais de 15 mil alunos fazem hoje prova da Olimpíada Brasileira de Matemática

Com muito esforço e dedicação, alunos da Rede Municipal de Ensino de Guarujá participam nesta terça-feira, dia 7 de junho, da 17ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), competição que reúne escolas do Brasil inteiro em diversos desafios matemáticos. Por isso, as escolas municipais já se organizam para a aplicação da 1ª fase da avaliação.

Segundo a secretária municipal de Educação, Marilza Leite, ao todo mais de 15 mil alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II de 34 escolas da rede municipal foram inscritos e estão realizando as provas, tanto na cidade quanto no campo.

Leia mais:

De acordo com o diretor de Ensino Urbano da SEMED, Fábio Rogério Rodrigues Gomes, os professores da rede municipal foram motivados a reparar seus alunos para participarem dessa jornada em duas fases, que em 2021 contou com vários alunos da rede municipal premiados, com medalhas de ouro, prata e bronze. “Procuramos a cada edição incentivar e auxiliar a participação das escolas municipais, pois é importante darmos apoio e a chance transformadora aos nossos alunos, para que possam, quem sabe, conseguir até uma vaga em dos programas oferecidos pelo Projeto”, pontua Fábio.

Os resultados da classificação para a segunda etapa da competição serão divulgados em 2 de agosto, e os premiados, em 20 de dezembro.

A OBMEP premia separadamente alunos de escolas públicas e privadas. Aos primeiros serão concedidas 6.500 medalhas (500 ouros, 1.500 pratas e 4.500 bronzes) e até 46.200 certificados de Menção Honrosa. Estudantes de instituições particulares receberão 975 medalhas (75 ouros, 225 pratas e 675 bronzes) e até 5.700 certificados de Menção Honrosa.

Alunos premiados com medalha de ouro, prata ou bronze são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico.

Sobre a OBMEP

Criada pelo IMPA em 2005 e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a competição é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC). Destinada a estudantes do 6º ano do Fundamental ao 3º ano do Médio, a OBMEP contribui para estimular o estudo da Matemática e identificar jovens talentos da disciplina.

A OBMEP contribui para estimular o estudo da Matemática no Brasil, identificar jovens talentosos e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento. Além disso, a olimpíada visa contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade. A 16ª OBMEP contou com 17,7 milhões de participantes e atingiu um número recorde de municípios, alcançando 99,84% das cidades brasileiras.