Correio de Carajás

Quatro jornalistas do Grupo Correio são finalistas em prêmio do Simineral

Portal Correio e TV Correio estão na seleta lista. Vencedores serão divulgados no dia 10 deste mês, de forma remota, por conta da pandemia da covid-19

Luciana Marschall, Ulisses Pompeu, Chagas Filho e Angélika Freitas são os quatro profissionais que representam o Grupo Correio de Comunicação na seleta lista de finalistas do Prêmio Simineral de Comunicação, que visa a condecorar jornalistas, produtores de conteúdos digitais e profissionais de comunicação de empresas mineradoras do Pará.
Os quatro jornalistas do Grupo Correio são os únicos representantes do sul e sudeste do Pará entre os finalistas. Aliás, Ulisses Pompeu venceu o referido prêmio em 2021 com a Reportagem “Epidemia de bikes na pandemia”.
Este ano, junto com a colega Luciana Marschall, ele assina a reportagem “Caminhos dos royalties na Terra Prometida” na plataforma CorreioDoc do Portal Correio de Carajás, em que apresentam os impactos positivos da Cfem (Compensação Financeira pela Exploração Mineral) na cidade e na vida dos moradores de Canaã dos Carajás.

A referida reportagem concorre na categoria “Jornalismo Digital – Reportagem 360º” e pode ser conferida clicando aqui:

https://correiodoc.correiodecarajas.com.br/caminho-dos-royalties-na-terra-prometida/

Leia mais:

Luciana Marschall observa que a temática foi planejada antes mesmo da pandemia da covid-19 e ela e o colega Ulisses Pompeu utilizaram ferramentas do jornalismo de dados, cruzamento de informações entre diferentes plataformas digitais e, ainda, passaram quatro dias em Canaã dos Carajás, onde entrevistaram vários moradores e líderes comunitários, visitaram obras em andamento e fizeram imagens para produção do conteúdo. “Pretendíamos fazer o mesmo em Parauapebas e Marabá, mas esses dois municípios não alimentam seus portais de transparência com informações precisas sobre a destinação dos recursos da Cfem”, lamentou.
Ulisses Pompeu, editor do Portal Correio de Carajás, salienta que esta é a terceira final que o veículo de comunicação chega em prêmio de jornalismo, tendo vencido as duas anteriores. “Creio que seja o único portal de notícias laureado das regiões sul e sudeste do Pará com prêmios tão significativos”, exalta.

Chagas Filho e Angélika Freitas são finalistas do prêmio na categoria Telejornalismo pela TV Correio Marabá. A reportagem especial traça uma relação entre a transformação da sucata em bens de consumo utilizados no dia a dia com a transformação da vida das pessoas que trabalham neste segmento. “A Sinobras, sediada em Marabá, é a maior consumidora de sucata do Norte e Nordeste e gera milhares de empregos indiretos. Há muitas pessoas que melhoraram a qualidade de vida quando entraram neste mercado”, sintetiza Chagas Filho.

A jornalista Angélika Freitas avalia que, para o time da TV Correio, estar entre os finalistas de um renomado prêmio como este representa muito e reflete a evolução do quadro de jornalismo que batalha há seis anos no mercado. “Mas estar entre os melhores do Pará também fala sobre a conquista da região sudeste do Pará, porque sabemos dos desafios que temos de mão de obra no cenário de comunicação regional. Isso mostra quanto o Grupo Correio evoluiu e quanto, nós profissionais, fazemos parte desse processo”.

A lista com os nomes dos finalistas foi divulgada no final da tarde desta quinta-feira, dia 3, e a cerimônia de premiação ocorrerá no dia 10, de forma remota, por conta da pandemia da covid-19.

O Prêmio Simineral de Comunicação reconhece, valoriza e premia o talento de jornalistas, produtores de conteúdos digitais e profissionais de comunicação de empresas mineradoras. A premiação é uma iniciativa do Simineral (Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará) com organização da Agência EKO. A premiação é composta por três áreas: Prêmio Hamilton Pinheiro de Jornalismo; Prêmio Simineral de Conteúdos para Redes Sociais e Prêmio Simineral de Conteúdos Empresariais.