Quatro homens foram presos em flagrante na noite de ontem, domingo, 26, acusados de roubar dormentes da Estrada de Ferro Carajás (EFC), da mineradora Vale. Eles foram flagrados por seguranças da escolta armada da mineradora no KM 864 da EFC, subtraindo as peças de madeira, na via de acesso ao Salobo, em Parauapebas.
Os quatro acusados são Ednaldo Conceição da Silva, Marllon dos Santos Vasconcelos, Marcos Antonio da Conceição e Marinaldo da Conceição Silva. Eles foram ouvidos pelo delegado Dufrae Abae e, na manhã de hoje, segunda-feira, 27, fizeram exame de corpo de delito no IML local e ainda esta manhã iriam passar por audiência de custódia, para saber se vão responder pelo crime na condição de presos ou em liberdade.
De acordo com Raimundo da Silva Marques Filho, ele e seus colegas, que fazem parte da escolta armada da empresa que presta serviço à Vale, estavam fazendo a escolta de composições com minério quando por volta de 23 horas avistaram quatro homens no KM 864 da EFC. Eles fizeram a abordagem deles e flagraram dentro das duas caminhonetes que eles estavam, dormentes que tinham sido arrancados na ferrovia.
Leia mais:Os quatro estavam em uma S-10, de cor branca e placas MVS-0415, e uma caminhonete Montana de cor branca e placas OBV-0464. Na carroceria da S-10 havia cinco dormentes e seis na da Montana.
Segundo o segurança, cada dormente custa, em média, R$ 353,00. Diante das provas, eles pediram apoio de uma guarnição da Policia Militar e conduziram os acusados, junto com o material, para a 20ª Seccional Urbana de Parauapebas.
Os homens ainda tentaram encobrir com plástico as placas das caminhonetes para que os veículos não fossem identificados. O jornal Correio tentou ouvir os acusados, mas como eles já estavam recolhidos à cela, soba custódia do Estado, não foi autorizado o acesso a eles. (Tina Santos- com informações de Ronaldo Modesto)