Correio de Carajás

Quatro em cada dez brasileiros já sofreram alguma tentativa de golpe com PIX, diz pesquisa

Modalidade de estelionato atinge mais a idosos e a pessoas das classes D e E.

Foto: Getty images

Uma pesquisa de uma empresa de proteção financeira mostrou que quatro em cada dez brasileiros já sofreram alguma tentativa de golpe com PIX. O levantamento contou, ainda, que as pessoas com mais de 60 anos, e as das classes D e E são as que mais perdem dinheiro nos golpes.

Segundo o Banco Central, as transações usando o PIX mais que dobraram: saltaram de 1,4 bilhão em dezembro de 2021 para quase 3 bilhões em dezembro de 2022.

A pesquisa revelou que 9% dos brasileiros já caíram em algum golpe financeiro com PIX. E, na maioria dos casos, ele começa por aplicativos de mensagem. Os tipos mais comuns de golpes com PIX são:

Leia mais:

  • Venda de produtos falsos ou feita por loja que não existe.
  • Golpista que se passa por parente ou amigo para pedir dinheiro.
  • Pessoa que oferece uma oportunidade de investimento falsa usando o PIX

 

Golpes com PIX:

  • Produtos/lojas inexistentes: 22%
  • Falso parente: 20%
  • Falso investimento: 18%

 

A pesquisa mostrou também que quem cai nesse tipo de golpe perde, em média, R$ 3 mil. Ainda de acordo com o levantamento, 15% das pessoas das classes d e e já foram lesadas. Ou seja, quem tem menos condições financeiras é mais afetado pela fraude.

Golpes por classes:

  • D/E: 15,5 %
  • C: 7,4 %
  • B: 6,4 %
  • A: 9,5 %

 

Segundo a pesquisa, qualquer pessoa, independentemente do gênero e da idade pode ser vítima. Mas os brasileiros com mais de 60 anos são os que mais perdem dinheiro: R$ 5.400 em média, por golpe, quase oito vezes mais que o prejuízo entre jovens, que é de R$ 680.

A coordenadora da pesquisa, Marcia Netto, conta ainda que nove em cada dez vítimas não tiveram o dinheiro de volta, sendo que um terço delas nem tentou reaver o valor.

Muita gente não sabe, mas o Banco Central tem um mecanismo criado para facilitar as devoluções em caso de fraudes com o PIX. O cliente deve:

  • Registrar o pedido de devolução no banco em até 80 dias pelo site ou pelo 0800;
  • O banco avalia o caso e o recebedor do Pix poderá ter os recursos bloqueados;
  • Em 7 dias Se ficar concluído que não foi fraude, o recebedor terá os recursos desbloqueados;
  • Se for fraude, em até 96 horas o cliente receberá o dinheiro de volta, integral ou parcialmente.

 

Mecanismo Especial de Devolução:
– Pedido de devolução (80 dias)
– Avaliação do caso
– Recebedor pode ter recursos bloqueados
– Não é fraude: recursos desbloqueados
– É fraude: cliente recebe o dinheiro de volta

“Na verdade, o golpe com Pix ele é um golpe em que o Pix é só o meio. O que a gente entende é que o PIX seria trocado por outro canal. Ele é só um veículo, ele não é o culpado”, diz Márcia.

 

A pesquisa ouviu, de forma on-line, 1910 pessoas entre junho e julho deste ano e analisou dados de solicitações de devolução do PIX do Banco Central por meio de Lei de Acesso à Informação, além de denúncias feitas à própria empresa.

Desde o dia 1° de setembro, polícias e ministérios públicos podem consultar diretamente dados cadastrais, vinculados às chaves PIX, de usuários que estejam sob investigações. É uma tentativa de identificar e responsabilizar quem usa o PIX para cometer crimes.

Já a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que as tentativas de fraudes com o Pix não tem origem em brechas no sistema, que é seguro. E orienta que ao ser vítima de golpe o consumidor avise o banco e registre boletim de ocorrência. Sobre o ressarcimento, disse que cada instituição financeira tem sua própria política, considerando as evidências apresentadas pelos clientes e informações das transações realizadas.

(Fonte:G1)