Correio de Carajás

Quatro candidatos participam do primeiro debate de Canaã dos Carajás

Foto Luciana Marschall
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Quatro dos cinco candidatos a prefeito de Canaã dos Carajás participaram nesta quarta-feira (11) do primeiro debate do município, realizado pela TV Correio Canaã e transmitido também pela Rádio Correio FM (99.9) e redes sociais.

Compareceram no estúdio os candidatos Jean Carlos (Podemos), Alexsandro da Bonança (PTC), Junior Super (PSDB) e Arildo da Escrimat (PRTB). A candidata do MBD, Josemira Gadelha, faltou ao debate mesmo após a participação da equipe dela em reunião que definiu as regras, realizada na última semana.

O debate foi dividido em três blocos. Ao todo, foram realizadas três rodadas de perguntas e uma rodada para considerações finais. Para o mediador Beto Rodrigues, a discussão de ideias e propostas foi considerada um sucesso.

Leia mais:

“Me surpreendi pelo nível dos candidatos, pelo conhecimento dos candidatos, e creio que o objetivo foi atingido de levar à população, de forma mais tranquila e transparente, as ideias de cada candidato, tendo tempo para falar, para explicar e para questionarem entre si. Acho que foi um debate extremamente produtivo para a cidade de Canaã dos Carajás”, afirmou. Ele destacou se tratar de um momento histórico. “É a primeira vez que um veículo promove debate no município”.

A iniciativa foi parabenizada pelo candidato Junior Super. “Quero parabenizar o Grupo Correio por fazer o primeiro debate de Canaã dos Carajás e estamos muito satisfeitos em sairmos vitoriosos deste debate. A população pôde conhecer nossas propostas e ver que estamos preparados para fazer uma gestão voltada para o nosso povo”, declarou.

Os demais candidatos agradeceram o espaço que definiram como importante para o fortalecimento democrático. “Para o voto consciente são tiradas todas as dúvidas em um debate como esse, inédito em Canaã. Aqui o pessoal pôde conhecer todos os candidatos e todas as propostas, como no meu caso, já que nós não fizemos comícios”, disse Arildo da Escrimat.

Jean Carlos avaliou positivamente a participação dele e dos concorrentes. “A emissora promoveu um debate saudável, com muita responsabilidade, e os candidatos que participaram vieram com suas propostas respeitando a participação dos demais. Toda a população pôde assistir pela TV Correio e nos ouvir através da Correio FM”, diz, acreditando que agora o eleitor poderá votar com mais tranquilidade. “É momento democrático, de discutir ideias e propor o que o povo espera. Agora está nas mãos do povo que vai decidir quem vai governar Canaã pelos próximos quatro anos”.

Alexsandro também destacou a importância do encontro entre os candidatos para a formação da consciência política. “O debate era necessário ser feito em Canaã dos Carajás para cada candidato a prefeito expor na íntegra seus planos de governo para a cidade. Acredito que a partir daqui cada eleitor de Canaã, cada cidadão, saiu consciente de quem vai votar no dia 15 de novembro”, finalizou.

ORGANIZAÇÃO

Com cronômetro na tela marcando o tempo, cada candidato pôde fazer perguntas e respondê-las mediante os temas sorteados, dentre eles: saúde; educação; mobilidade; desenvolvimento social; sustentabilidade; emprego e renda; segurança pública; agricultura; cultura, esporte e lazer; e infraestrutura.

Ao todo foram três blocos que contaram com três rodadas de perguntas. O tempo da pergunta foi definido em até 30 segundos. O candidato escolhido teve dois minutos para a resposta. Em seguida foi disponibilizado mais um minuto e 30 segundos para a réplica e outro minuto para a tréplica.

Por fim, foi cedido o tempo de quatro minutos para que cada candidato fizesse as considerações finais. Os sorteios das ordens das perguntas e das considerações ocorreram previamente.

LIVE

Além de ser transmitido pela TV e pela Rádio, o debate foi disponibilizado por link ao vivo na página da TV Correio Canaã no Facebook , onde segue disponível para ser assistido a qualquer momento. A participação dos internautas foi grande, tendo sido registradas 5,4 mil visualizações, 5,2 mil comentários e mais de 700 compartilhamentos durante o programa. (Luciana Marschall)

Comentários

Mais

Ciro Nogueira aceita convite de Bolsonaro e será o novo ministro da Casa Civil

Ciro Nogueira aceita convite de Bolsonaro e será o novo ministro da Casa Civil

O senador Ciro Nogueira (PP-PI) aceitou oficialmente o convite do presidente Jair Bolsonaro e será o novo ministro da Casa Civil.…
Governo publica decreto que regulamenta a Lei Rouanet

Governo publica decreto que regulamenta a Lei Rouanet

O presidente Jair Bolsonaro assinou o decreto que regulamenta o Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), conhecido como Lei…
Governo amplia lista de produtos médicos cuja exportação é proibida

Governo amplia lista de produtos médicos cuja exportação é proibida

Decreto presidencial publicado no Diário Oficial da União de hoje (26) amplia a lista de produtos médicos, hospitalares e de higiene cuja…
Joice Hasselmann aciona polícia para investigar se ela foi agredida

Joice Hasselmann aciona polícia para investigar se ela foi agredida

A deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) acionou a Polícia Legislativa da Câmara dos Deputados para investigar um incidente no último fim de semana. A…
Governo desbloqueia todo o Orçamento de 2021

Governo desbloqueia todo o Orçamento de 2021

A diminuição de diversas estimativas de gastos obrigatórios criou espaço no teto federal de gastos e fez o governo desbloquear…
Ministro da Economia volta a defender reforma tributária ampla

Ministro da Economia volta a defender reforma tributária ampla

O ministro da Economia Paulo Guedes voltou a defender uma reforma tributária ampla. Durante debate sobre a reforma do Imposto…