Correio de Carajás

Quase 260 toneladas de manganês são apreendidas em Marabá

Licenças ambientais não foram apresentadas pelos motoristas, segundo a PRF. Em outra abordagem, carga de madeira também foi apreendidas por irregularidades.

Ao menos 259 toneladas de minério do tipo manganês transportadas de forma ilegal foram apreendidos em Marabá, no sudeste do Pará. A apreensão ocorreu na quinta-feira (23) e foi divulgada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) nesta segunda-feira (27).

As licenças ambientais dos materiais não foram apresentadas e os motoristas de três carretas, onde estavam as cargas de minério, foram levados à Polícia Federal. O g1 procurou a PF para saber se eles ficaram presos e também se foi constatado de onde o material foi retirado e aguardava retorno até a publicação desta reportagem.

Além da falta de documentos, os caminhões também estavam com excesso de peso de 334 toneladas, ao todo.

Leia mais:

O flagrante ocorreu na BR-155 durante uma fiscalização de rotina realizada para coibir ações ilegais envolvendo minério e madeira na região. As três carretas eram biarticuladas e tinham como destino o porto de Barcarena, na região nordeste do Pará.

Segundo a PRF, os caminhoneiros disseram na abordagem que não sabiam da exigência de licenças ambientais para transporte da carga.

Eles foram autuados, inicialmente, por “crime de Usurpação de Bens da União”, ainda conforme a PRF. Se for constatado o crime, a pena pode ser de até cinco anos.

Apreensão de madeira

 

Em outra ação de fiscalização, na sexta-feira (24) e também divulgada nesta segunda-feira (27), um caminhão foi flagrado com uma carga de madeira também transportada de madeira ilegal. Segundo a PRF, a carga era de tábuas de Mandioqueira flagradas em um caminhão na BR-316, em Castanhal.

PRF apreendeu madeira sendo transportada de forma ilegal na BR-316, em Castanhal/PA — Foto: PRF/Reprodução
PRF apreendeu madeira sendo transportada de forma ilegal na BR-316, em Castanhal/PA — Foto: PRF/Reprodução

O caminhoneiro não apresentou os devidos documentos, como guia florestal, e a nota apresentada tinha sinais de adulteração.

Diante dos fatos, foram apreendidos pela equipe da PRF, o caminhão modelo Mercedes Benz que fazia o transporte da madeira bem como sua carga sem origem. A equipe também apreendeu a nota fiscal apresentada pelo condutor, que possuía indícios de adulteração, para a continuidade das investigações e para a realização dos procedimentos cabíveis.

(Fonte:G1)