Correio de Carajás

Protesto da Fetraf marcou o dia em Parauapebas

Cartazes mostram as principais exigências dos trabalhadores ligados à Fetraf/Fotos: Reprodução

Manifestantes ligados à Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Fetraf) bloquearam nesta quinta-feira (13) a PA 160, que liga os municípios de Canaã dos Carajás e Parauapebas, no sudeste do Estado. O protesto iniciou ainda de madrugada, por volta das 4h, e terminou cerca de 10 horas depois, porque uma comissão da prefeitura convenceu os manifestantes a se reunirem com o prefeito de Parauapebas, Darci Lermen, já que a pauta do movimento é direcionada à prefeitura.

O protesto foi protagonizado por um pequeno grupo de agricultores, que ateou fogo em pedaços de madeira e pneus, para interditar a rodovia estadual. Uma fila quilométrica de veículos se formou ao longo da estrada, gerando reclamação entre as pessoas que precisavam trafegar pela via. “Isso é um absurdo. Uma minoria fechou a estrada prejudicando centenas de pessoas que têm o direito constitucional de ir e vir”, desabafou um motorista que preferiu não se identificar.

Fila quilométrica se formou na rodovia, provocando irritação em muita gente

O bloqueio foi feito nas proximidades da VS 10. Com faixas e palavras de ordem, os pequenos agricultores reivindicavam melhorias para as comunidades rurais da região na saúde, transporte, escolas, terras para plantar e assistência técnica ao homem do campo.

Leia mais:

Por telefone, o portal ainda chegou a conversar com representantes da Fetraf. Por volta das 16h30, eles informaram apenas que estavam na sede da prefeitura à espera de Darci Lermen para se reunirem com ele. (Nyelsen Martins – Com informações de Chagas Filho)