Correio de Carajás

Prosel da UEPA : Medicina de Marabá é o 2º mais concorrido

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) divulgará, dia 29 de janeiro, às 10h, o listão dos aprovados no Processo Seletivo (Prosel) 2020. O resultado será disponibilizado também no site https://www2.uepa.br/prosel/.

Os calouros deverão ficar atentos ao período de matrícula, que será do dia 4 a 7 de fevereiro; e as aulas serão iniciadas no dia 10 de fevereiro.

No total, a Uepa oferta 3.656 vagas, distribuídas em 28 cursos de graduação, com destaque para a graduação em Engenharia de Software, ofertada pela primeira vez nos municípios de Castanhal (30 vagas) e Redenção (30 vagas). No total, o Prosel reforça a presença de cursos da Uepa em 16 municípios, sendo 1.532 vagas ofertadas na capital e 2.124 vagas no interior.

Leia mais:

Reserva de vagas

Do total de vagas ofertadas, 50% são destinadas a candidatos cotistas, ou seja, candidatos que cursaram e concluíram todas as séries do Ensino Médio, ou curso equivalente, na rede pública e optaram por concorrer a vagas para cotistas; e 50% para candidatos Não Cotistas. Para concorrer às vagas, os interessados devem estar inscritos no Prosel, além de ter feito as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2019.

Para o Prosel 2020, entre os não cotistas, o curso mais concorrido do certame é Fisioterapia em Belém, com 72,35 candidatos inscritos para cada vaga. Em segundo ficou Medicina em Marabá, com 69,35 inscritos por vaga, e Medicina em Belém, com 67,38 candidatos por vaga.

Entre os cotistas, o curso mais concorrido é o de Fisioterapia em Belém, com 185 candidatos inscritos para cada vaga. Em seguida, o curso de Biomedicina em Belém, com 101,33 candidatos por vaga, e o curso de Medicina em Marabá, com 92,20 por vaga.

Será atribuído um bônus de 10%, sobre a média aritmética das notas obtidas no Enem 2019, aos candidatos que tenham declarado no ato da sua solicitação de inscrição que concluíram ou estão concluindo, no Estado do Pará, a última série do Ensino Médio (ou equivalente); ou ainda que obtiveram a certificação do ensino médio por meio de exames, expedida por instituição localizada no Estado do Pará.

A comprovação dessas condições será feita no ato da matrícula. O candidato que não provar a veracidade das informações será eliminado do Processo e perderá o direito à vaga.