Unindo diversão, movimento e areia, o Beach Tennis poderá ter mais visibilidade, com direito a uma data própria no calendário de eventos de Marabá. No dia 20 de abril, o prefeito Tião Miranda apresentou à Câmara Municipal, um projeto de lei cujo objetivo é reconhecer o esporte como modalidade oficial, e criar um dia em homenagem à prática, que segue aumentando o número de adeptos na cidade.
A data escolhida para ser o Dia Municipal do Beach Tennis é o 1º domingo do mês de dezembro. O reconhecimento da modalidade consiste na possibilidade de inclusão dela nas atividades ofertadas pelo município, com a inserção e a promoção do esporte por meio da realização e do apoio da Prefeitura de Marabá a eventos, competições e demais atividades de incentivo voltadas ao Beach Tennis, bem como sua prática em áreas públicas e demais locais apropriados.
O PL tem como base, a iniciativa parlamentar do vereador Antônio Ferreira de Araújo que, por meio do Anteprojeto de Lei nº 001/2023, de 16 de março de 2023, objetiva reconhecer o Beach Tennis como modalidade esportiva oficial em Marabá.
Leia mais:Como justificativa, o Executivo levanta na proposta normativa que em Marabá, o esporte vem crescendo de forma vertiginosa, em clubes, academias, praias e quadras de areia, em áreas públicas e privadas. Além de vir se mostrando inclusivo e trazendo para a prática muitas pessoas que estavam longe das quadras para qualquer outra modalidade.
A participação e as boas colocações de uma delegação de Marabá em torneio de Beach Tennis em Araguaína, no Tocantins, em janeiro deste ano, também foi citada, bem como o sucesso do esporte no país, em consequência da diversão que ele proporciona, sendo fácil de aprender e podendo ser praticado por pessoas de todas as idades.
“Os números apontam para praticantes a partir dos seis anos até pessoas com mais de setenta anos. De acordo com a Federação Internacional de Tênis, o Beach Tennis é praticado por mais de 500 mil pessoas espalhadas em todos os continentes, independente de sexo e idade”, consta.
POPULARIDADE LOCAL
Em uma reportagem realizada por este CORREIO em março deste ano, constatou que além do Prainha, com seis quadras ao ar livre, Marabá também possui o Marina Tennis Clube, na Folha 35, próximo ao Partage Shopping (única indoor, que é coberta); Brothers, na Avenida Minas Gerais, no Belo Horizonte; no clube da AABB (Associação Atlética Banco do Brasil); além de várias quadras nos condomínios Mirante.
Várias competições já foram realizadas, inclusive reunindo competidores de arenas diferentes, promovendo integração entre eles.
POLÊMICA
Recentemente, a mesma pauta foi motivo de polêmica a nível estadual. A febre do Beach Tennis tem tomado conta do Pará inteiro. Em abril, um Projeto de Lei que previa 6 de outubro como data alusiva ao esporte foi proposta pelo deputado estadual Thiago Araújo.
Criada em 2021 pelo parlamentar, a proposta normativa causou um alvoroço nas redes sociais depois que o processo voltou a ser movimentado por uma comissão da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), responsável por verificar a constitucionalidade do documento. Os internautas questionaram as prioridades do estado.
CRIAÇÃO
O esporte foi criado no fim dos anos 1980, na Itália. Na época, como uma brincadeira de verão, jogadores levaram os equipamentos do tênis de quadra para a areia. Conforme o tempo passou e o esporte se popularizou, passou a ser gerido pela Federação Internacional de Tênis.
A modalidade chegou ao Brasil em 2008, no Rio de Janeiro, e foi se espalhando: primeiro, em outras cidades litorâneas brasileiras; depois em cidades não praianas. Hoje, segundo a Federação Internacional, o Brasil é a segunda maior força do mundo neste esporte, atrás apenas da Itália, o país criador da modalidade. A Confederação Brasileira de Tênis destaca Porto Alegre e Novo Hamburgo entre as cidades com maior número de praticantes. (Thays Araujo)