Correio de Carajás

Projetos sociais aproximam PM da comunidade

POLÍCIA MILITAR

Projeto Caminhos e PMZito foram apresentados à comunidade marabaense/ Fotos: Evangelista Rocha
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Com o objetivo de prevenir e atender crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, a Polícia Militar, por meio de iniciativas de projetos sociais, orientações e dinâmicas esportivas e culturais, lançou na manhã desta terça-feira (10) o programa PMzito e o Projeto Caminhos, em Marabá.

Originado na cidade de Salinópolis, nordeste paraense, o PMzito nasceu em 2015 e agora se expande para outros municípios do Estado, como Marabá, Santarém, Itaituba e Altamira.

Segundo o tenente-coronel Marcos Formigosa, chefe do Centro de Capacitação em Prevenção da PM, o programa conta com 12 disciplinas, que são ministradas ao longo de um ano. “Além disso existem atividades complementares de esporte e cultura. Ao final do programa é realizada uma formatura, onde eles irão se tornar cidadãos PMzitos. É um projeto que funciona dentro do quartel onde as crianças passam a conviver e conhecer os policiais militares”, explica.

Leia mais:
Coronel Formigosa apresentou dados sobre o PMZito no Estado

Inicialmente o programa irá atender crianças carentes, que para participar precisam comprovar que estão estudando, e filhos de policiais militares que se encaixem dentro do perfil e da faixa etária, que vai de 9 a 11 anos. Para os jovens a faixa etária é dos 12 aos 14 anos.

O coronel afirma que essas atividades sociais aumentam o engajamento e o fortalecimento de confiança entre a comunidade e as autoridades. “O carro chefe da PM é atuar na repressão. Mas a polícia realiza atividades preventivas e esse tipo de ação é muito importante, tanto para a gente como para a comunidade”.

À frente da Coordenação Pedagógica do Núcleo de Prevenção em Atividades Sociais do CPR II (2º Comando de Policiamento Regional), Luana Sarah afirma que é um desafio desenvolver e ampliar os projetos da PM.

Luana Sarah destaca importância dos projetos sociais desenvolvidos pela PM

“Nossa intenção é que essa ação seja expandida para todos os 16 municípios vinculados ao nosso comando. Estamos trabalhando e construindo um trabalho de fortalecimento colaborativo, não somente para a comunidade, mas para os familiares dos policiais também”.

Hoje o núcleo conta com três grandes programas: PMzito, Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) – que já atua na região – e o Projeto Caminhos.

Projeto Caminhos

Com uma proposta de qualificação junto aos familiares dos policias militares e da comunidade, o projeto dispões de mais de 400 cursos de capacitação.

A intenção é que todos os 144 municípios do Estado possam ser contemplados com o Projeto Caminhos. “Os cursos ofertados pela ação, vão desde cursos rápidos de 40 horas, como corte de cabelo, maquiagem e panificação, até cursos técnicos, como eletricista, instalador de placas solares, entre outros”, explica Sueanne Mourão, madrinha do projeto e esposa do coronel Dilson Júnior, comandante geral da PM no Estado.

Sueanne Mourão destaca empreendedorismo como porta de saída

Através do empreendedorismo, da educação, esporte e cultura, a polícia deseja diminuir os problemas sociais futuros. Além de melhorar a renda das famílias dos policiais e da comunidade em geral.

Durante a solenidade de apresentação dos projetos foram inauguradas as salas que serão utilizadas nos projetos e também foi reinaugurado o campo de futebol, localizado dentro do complexo do 4º Batalhão.

Em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional (Sectet), a Polícia Militar informa que está viabilizando esses cursos profissionalizantes com o objetivo de capacitar a comunidade.

“Queremos que a família do policial militar possa empreender. Nosso foco também está na comunidade. As crianças terão um convívio com os militares e isso tem um reflexo lá na frente, na redução da criminalidade”, explica o comandante da PM, Dilson Júnior. (Ana Mangas)

Comentários

Mais

Menino de 13 anos mata o pai para vingar a morte da mãe

Menino de 13 anos mata o pai para vingar a morte da mãe

Um adolescente de 13 anos matou o próprio pai para vingar a morte da mãe. Após ver o homem matar…
PM dá nocaute no tráfico e prende “Maguila”

PM dá nocaute no tráfico e prende “Maguila”

A Polícia Militar do município de Abel Figueiredo prendeu Antônio da Silva Santos, conhecido como “Maguila”. Ele é acusado de…
Mulher é morta a facadas em Serra Pelada

Mulher é morta a facadas em Serra Pelada

No último sábado (4), uma guarnição da Polícia Militar em Curionópolis prendeu Francisco Alves da Silva por ter assassinado a…
Parauapebas: Assassinato é registrado na VS-10

Parauapebas: Assassinato é registrado na VS-10

Um homem, ainda não identificado pelas autoridades, foi assassinado no Complexo VS-10, em Parauapebas, na tarde desta segunda-feira (6). Testemunhas…
Homem faz criança de refém em centro comercial de Parauapebas

Homem faz criança de refém em centro comercial de Parauapebas

Um incidente grave foi registrado em centro comercial de Parauapebas, localizado no bairro Cidade Nova; um homem identificado como João…
Sinistro causa morte de morador do Cedere

Sinistro causa morte de morador do Cedere

Um acidente na PA-275, em retorno próximo ao bairro Nova Carajás, em Parauapebas, vitimou Fábio Marques de Oliveira, de 55…