Com o objetivo de prevenir e atender crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, a Polícia Militar, por meio de iniciativas de projetos sociais, orientações e dinâmicas esportivas e culturais, lançou na manhã desta terça-feira (10) o programa PMzito e o Projeto Caminhos, em Marabá.
Originado na cidade de Salinópolis, nordeste paraense, o PMzito nasceu em 2015 e agora se expande para outros municípios do Estado, como Marabá, Santarém, Itaituba e Altamira.
Segundo o tenente-coronel Marcos Formigosa, chefe do Centro de Capacitação em Prevenção da PM, o programa conta com 12 disciplinas, que são ministradas ao longo de um ano. “Além disso existem atividades complementares de esporte e cultura. Ao final do programa é realizada uma formatura, onde eles irão se tornar cidadãos PMzitos. É um projeto que funciona dentro do quartel onde as crianças passam a conviver e conhecer os policiais militares”, explica.
Leia mais:Inicialmente o programa irá atender crianças carentes, que para participar precisam comprovar que estão estudando, e filhos de policiais militares que se encaixem dentro do perfil e da faixa etária, que vai de 9 a 11 anos. Para os jovens a faixa etária é dos 12 aos 14 anos.
O coronel afirma que essas atividades sociais aumentam o engajamento e o fortalecimento de confiança entre a comunidade e as autoridades. “O carro chefe da PM é atuar na repressão. Mas a polícia realiza atividades preventivas e esse tipo de ação é muito importante, tanto para a gente como para a comunidade”.
À frente da Coordenação Pedagógica do Núcleo de Prevenção em Atividades Sociais do CPR II (2º Comando de Policiamento Regional), Luana Sarah afirma que é um desafio desenvolver e ampliar os projetos da PM.
“Nossa intenção é que essa ação seja expandida para todos os 16 municípios vinculados ao nosso comando. Estamos trabalhando e construindo um trabalho de fortalecimento colaborativo, não somente para a comunidade, mas para os familiares dos policiais também”.
Hoje o núcleo conta com três grandes programas: PMzito, Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) – que já atua na região – e o Projeto Caminhos.
Projeto Caminhos
Com uma proposta de qualificação junto aos familiares dos policias militares e da comunidade, o projeto dispões de mais de 400 cursos de capacitação.
A intenção é que todos os 144 municípios do Estado possam ser contemplados com o Projeto Caminhos. “Os cursos ofertados pela ação, vão desde cursos rápidos de 40 horas, como corte de cabelo, maquiagem e panificação, até cursos técnicos, como eletricista, instalador de placas solares, entre outros”, explica Sueanne Mourão, madrinha do projeto e esposa do coronel Dilson Júnior, comandante geral da PM no Estado.
Através do empreendedorismo, da educação, esporte e cultura, a polícia deseja diminuir os problemas sociais futuros. Além de melhorar a renda das famílias dos policiais e da comunidade em geral.
Durante a solenidade de apresentação dos projetos foram inauguradas as salas que serão utilizadas nos projetos e também foi reinaugurado o campo de futebol, localizado dentro do complexo do 4º Batalhão.
Em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional (Sectet), a Polícia Militar informa que está viabilizando esses cursos profissionalizantes com o objetivo de capacitar a comunidade.
“Queremos que a família do policial militar possa empreender. Nosso foco também está na comunidade. As crianças terão um convívio com os militares e isso tem um reflexo lá na frente, na redução da criminalidade”, explica o comandante da PM, Dilson Júnior. (Ana Mangas)