O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) realizou, através da Promotoria de Justiça de São Geraldo do Araguaia e Piçarra, programação referente ao Projeto Proteger, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a responsabilidade à proteção do bem estar de crianças e adolescentes. O projeto foi executado em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA), por meio de ações conjuntas das instituições nos dois municípios.
A vasta programação foi realizada no período de 15 a 20 de maio. No dia 16, o evento foi marcado pela inauguração da Sala de Escuta Especializada, dos municípios de São Geraldo e Piçarra. Com o objetivo de melhorar a metodologia do depoimento especial, a Sala de Escuta Especializada foi pensada para acolher a criança ou adolescente vítima de violência que necessita ser ouvida em juízo. Tendo este espaço reservado, a sala permite retirar a vítima de dentro da sala de audiências tradicional, garantindo a dignidade da criança ou adolescente para uma escuta protegida e menos invasiva.
Ao longo de 5 dias de realização do Projeto Proteger, foram praticadas atividades alusivas de reforço e cuidado à integridade infantil, bem como atendimento médico, odontológico, e verificação de cadernetas de vacinação nas áreas rural e urbana dos municípios. Houve também realização de atividades informativas, como divulgação na rádio; blitz escolar; capacitação de professores; workshop com autoridades; sessão de entrega de comendas a pessoas que lutam pelos direitos da criança e adolescentes; caminhadas com a população; palestra na comunidade indígena Suruí e noite cultural na orla de São Geraldo do Araguaia.
Leia mais:No dia 17 de maio, o workshop “Minha Escola, Meu Refúgio” conversou com aproximadamente 1.200 professores e agentes de educação da rede estadual de ensino sobre o tema de violência sexual contra criança e adolescente, com oficina ministrada pelo TJPA e MPPA. Na abordagem do workshop, foram debatidas temáticas de identificação dos sinais de violência sexual e apresentação dos fluxogramas de atendimento junto as instituições de proteção.
O projeto também contou com apoio das prefeituras, câmaras e população de São Geraldo do Araguaia e Piçarra, que estiveram presentes durante a realização das diversas atividades da programação. Ao todo, estima-se que ao menos 10 mil pessoas tenham desfrutado das atividades realizadas pelo projeto.
Na agenda do evento ocorrido no último dia de programação, 20 de maio, houve a realização de uma Noite Cultural, sediada na orla do município de Piçarra. O encerramento oficial contou com a estrutura de palco para apresentação de bandas, roda de capoeira e jiu jitsu, apresentação de comunidades indígenas, entre outros.