Correio de Carajás

“Prevenir é o melhor”: Projeto incentiva exames preventivos de mulheres

Projeto incentiva exames preventivos de mulheres

Incentivar o autocuidado e promover a saúde da mulher. Este é o objetivo do projeto “Prevenir é o melhor”, que em sua décima edição, realizada no último domingo, 27, reuniu cerca de 150 mulheres na Chácara “Morada Nova”, em um evento em alusão à saúde feminina, com direito a apresentações musicais, palestras, lanche e sorteios de prêmios. 

A iniciativa foi criada pela empresária Vanusa Braga em parceria com a prima Maria Amélia, em 2010, durante um encontro de mulheres da Igreja Adventista do Sétimo dia do núcleo de Morada Nova. “Nós integrávamos o Ministério da Mulher da nossa congregação e nos diálogos com as mulheres percebemos que muitas delas nunca haviam feito preventivo, seja por vergonha, medo, ou por não acharem que era algo natural. A partir daí, resolvemos trabalhar, incentivar que elas fizessem os exames. Levamos palestrantes para o nosso grupo e começamos a campanha”, recorda.

Passo a passo para a prevenção

Leia mais:

Vanusa conta que o projeto é dividido em dois momentos: o primeiro é a campanha de conscientização e incentivo às mulheres a realizarem o exame preventivo (PCCU) e a mamografia, por meio da distribuição de fichas personalizadas. Em seguida, é realizado o evento na chácara, onde todas as mulheres alcançadas na campanha se encontram e participam desta festa em prol da saúde.

“Na realidade, a ficha carimbada com a comprovação dos exames é o passaporte para participar do evento. Cerca de 90% das mulheres que vieram aqui hoje estão em dia com os seus exames e trouxeram suas fichas. As que não fizeram, são parte de casos isolados como gravidez ou tratamento médico, e há justificativas em suas fichas. Todas as participantes que fizeram o preventivo tiveram direito a concorrer ao sorteio de prêmios que fazemos no evento. Essa é uma forma de incentivá-las a realizar o exame anualmente”, justifica. 

Ação em números

Ainda de acordo com Vanusa, nestes dez anos de projetos, cerca de mil mulheres participaram da ação, que hoje conta com parceiras de divulgação em diversas localidades do município. “Só em 2016, por exemplo, 316 mulheres participaram do nosso evento, sendo que a maioria delas trouxe a ficha de comprovação dos exames. A maior participação de mulheres neste projeto se deve aos amigos, parceiros, que divulgam a campanha nas comunidades. Hoje, temos amigas que distribuem as fichas em Nova Ipixuna, Residencial Tiradentes, Morada Nova, São Félix, Nova Marabá, promovendo saúde em suas comunidades”, orgulha-se.       

Entre centenas de mulheres que já participaram do projeto, Vanusa conta que já teve feedback de cinco casos de câncer detectados por meio desta ação. “Cinco casos que foram informados, foram os que não tomamos conhecimento, de mulheres que fizeram o exame por incentivo do projeto, detectaram o problema e começaram o tratamento. Costumo dizer que se eu conseguir em toda a minha vida livrar ao menos uma pessoa do câncer, já me sinto satisfeita”, resume.

A Chácara Morada Nova fica localizada no meio da área Nem Nem (Nem São Félix, Nem Morada Nova), ao lado da Chácara BioFlora. (Ulisses Pompeu e Bianca Levy)