Correio de Carajás

Projeto “Criança não dirige” vai ao shopping

O Projeto “Criança e Adolescente não dirige” do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) em parceria com a campanha “Maio Amarelo – Atenção para vida” do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU) realizaram nos dias 17 e 18, no Shopping Pátio Marabá, programação educativa com exposição, jogos, simulador de direção e exibição de vídeos. As atividades tiveram o objetivo de alertar sobre risco de acidentes e a imprudência de deixar que crianças, adolescentes e pessoas sem habilitação assumam o volante.

Conforme o coordenador do Departamento de Educação para o Trânsito do DMTU, Rogério Matias, o principal objetivo da exposição é alertar quanto ao risco de acidentes.  “Infelizmente temos uma cultura local onde os pais oferecem uma festa, ou uma motocicleta, quando o filho completa 15 anos, isso é uma iniquidade porque a pessoa não tem ainda 18 anos, nem a carta de habilitação”, relatou.

“Em palestras realizadas nas escolas junto ao MPE, perguntamos quantos já pilotaram motocicleta ou dirigiram veículos? Muitos levantam a mão, mas nenhum tem a carta de habilitação. É uma cultura que precisa ser mudada”, advertiu ele.

Leia mais:

Entregar o veículo para crianças e adolescentes ou para quem não tem CNH além de imprudência é crime. Os adolescentes podem responder por ato infracional e, dependendo da gravidade, podem sofrer advertências e outras sanções contidas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Os pais e donos do veículo também respondem pelo ato (multas). Ademais, esse tipo de imprudência pode resultar em morte no trânsito.

Atividades

Além de um jogo de trânsito educativo destinado voltado para as crianças e adolescentes teve também exposição de vídeos, uma autoescola do município expôs um simulador de direção. Banners e totens com mensagens educativas de toda ordem no trânsito e um painel vazado para fotos completaram o cenário da exposição do Maio Amarelo.

Alunos de medicina da Universidade Estadual do Pará participaram da ação com explanações sobre primeiros socorros. O adolescente Emílio Fernandes aprendeu bem a lição. “Menores de idade não podem dirigir nem motos nem carros. Esse ato pode prejudicar até os pais. Gostei da exposição vai surtir efeito”, disse ele. (Secom PMM)