Correio de Carajás

Programação do Círio de Marabá é adaptada (de novo) por conta da pandemia

Coletiva com os membros da Diocese de Marabá, que organiza o Círio de Nazaré/ Fotos: Evangelista Rocha

ROMARIA SÓ DE CARRO E BARCO

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Na manhã desta terça-feira (14) foi divulgada a programação oficial do 41º Círio de Nazaré, que tem como tema: “Ó Maria e José, fortalecei-nos na unidade da paz em Cristo”. Pelo segundo ano, as procissões serão realizadas em formatos diferentes por conta da pandemia, sem romarias e com a imagem na berlinda sendo levada em uma caminhonete.

O bispo Dom Vital Coberllini, da Diocese de Marabá, explica que o tema escolhido para 2021 é também uma homenagem ao patrono da Igreja Católica. “O enfoque é sempre Mariano. É o Círio de Nazaré, só que neste ano nós colocamos também José, por ser o ano de São José, instituído pelo Papa Francisco o patrono da Igreja”.

Dom Vital explica por que o tema neste ano enfoca Maria e José

A programação começa no próximo domingo (19) com uma missa, às 19h30, no Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, na Folha 16, no Núcleo da Nova Marabá.

Leia mais:

No dia seguinte a imagem peregrina irá visitar comunidades que compõem o Santuário, com o encerramento marcado para o dia 27 de setembro.

A peregrinação externa, com a visita da Santa por todas as paróquias de Marabá será iniciada no dia 28, começando pela Paróquia Santana, localizada em Morada Nova.

Pároco do Santuário Nossa Senhora de Nazaré, padre Peterson da Silva faz uma ressalva sobre a visita da imagem, que irá para a Câmara dos Vereadores de Marabá. “Será no dia 13 de outubro, às 9h da manhã. Uma sessão solene irá acontecer, como já é de costume há vários anos”, explica.

Padre Peterson ressalva sobre a sessão solene da Câmara de Vereadores de Marabá

A programação segue no dia 16, com uma missa na Paróquia São Francisco de Assis, e às 9h, a romaria rodoviária sairá do local em direção ao Santuário para ser feita a benção dos veículos.

No mesmo dia, às 16h, está prevista uma missa e o translado para o Rio Tocantins. “Ainda não temos certeza se o Círio Fluvial vai acontecer. Só vamos poder confirmar na semana que vem”, comenta o padre.

Procissão

No segundo domingo de outubro (17) a santa missa acontecerá dentro da Catedral respeitando o Decreto Municipal. Serão distribuídas senhas para que os devotos possam assistir do lado de dentro da igreja.

O percurso da berlinda passará por três núcleos da cidade. Saindo da Catedral, a imagem seguirá para o Núcleo Cidade Nova, percorrendo a Rodovia Transamazônica até o Aeroporto. No retorno, a romaria segue em direção à Nova Marabá, adentrando a Avenida VP-8, de lá segue o caminho tradicional do Círio até a chegada ao Santuário da Folha 16, encerrando o 41º Círio de Marabá.

A diretoria do evento afirma que não vai haver paradas pela cidade, e a romaria segue o fluxo da procissão, para que chegue ao Santuário o mais rápido possível.

Ladyanne Souza, diretora da Espiritualidade e Missão da Diocese de Marabá, relata que a direção que organiza o evento vai seguir todas as normas de segurança estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Ladyanne informa que a direção está organizando o evento de acordo com regras da OMS

De acordo com ela, os órgãos de segurança pública irão ajudar durante todo o percurso. “Pedimos que os fiéis façam a sua parte, não aglomerando e acompanhando em casa pelas redes sociais”.

O Círio será divulgado na TV Círio, no Facebook, Instragram e YouTube da Diocese de Marabá. (Henrique Garcia)

Comentários

Mais

Pará registra 588.049 casos de Covid-19 e 16.586 mortes pela doença

Pará registra 588.049 casos de Covid-19 e 16.586 mortes pela doença

O Pará contabilizou mais 39 casos de Covid-19 e 1 morte causada pela doença. Segundo o boletim divulgado pela Secretaria…
Dr. Naves retorna a Marabá e é recebido com festa por familiares e amigos

Dr. Naves retorna a Marabá e é recebido com festa por familiares e amigos

José Divino Naves, mais conhecido como Dr. Naves, desembarcou às 16h30 deste sábado (18) em Marabá, após passar 5 meses…
Índice reúne dados sobre a inclusão de brasileiros com deficiência

Índice reúne dados sobre a inclusão de brasileiros com deficiência

Passados 11 anos desde a realização do último censo nacional, o Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural, uma associação sem…
Anvisa aprova indicação de baricitinibe para covid-19

Anvisa aprova indicação de baricitinibe para covid-19

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou na noite desta sexta-feira que aprovou a indicação do medicamento baricitinibe para…
Pará registra 587.922 casos de Covid-19 e 16.578 mortes pela doença

Pará registra 587.922 casos de Covid-19 e 16.578 mortes pela doença

O Pará contabilizou mais 51 casos de Covid-19 e 4 mortes causadas pela doença. Segundo o boletim divulgado pela Secretaria…
“Forma Pará” recepciona calouros de Jacundá e Itupiranga

“Forma Pará” recepciona calouros de Jacundá e Itupiranga

“O Forma Pará, antes de qualquer coisa, é um programa que cuida de pessoas. E vocês também serão profissionais que…