Correio de Carajás

Programa Criança Feliz ganha atendimentos virtuais

Na pandemia, programa Criança Feliz faz atendimento virtual em Marabá/ Foto: Divulgação
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Assim como a maioria das atividades humanas tiveram adaptações no decorrer da pandemia da Covid-19, na Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac) não foi diferente, alguns programas tiveram de se adequar à realidade. Exemplo disso é o Programa Criança Feliz, hoje com a maior parte dos atendimentos no modo virtual, ficando apenas com uma parcela reduzida na forma presencial.

Luís Souza, coordenador do Criança Feliz, em Marabá, esclarece que o programa faz acompanhamentos remotos, atualizando semanalmente as ações no site oficial www.pcfmaraba.com.br/pages/conteudo/, com objetivo de fazer com que as famílias continuam a desenvolver atividades com os filhos, a fim de avançar no seu desenvolvimento integral.

No momento, o Criança Feliz conta com o total de 90 gestantes e 314 crianças, cujo acompanhamento é feito com 36 visitas domiciliares semanais, famílias que não dispõem de telefone, nem acesso à internet, e 368 visitas virtuais por intermédio do WhatsApp ou site do Programa.

Leia mais:

A adesão ao programa é feita pelo fone (94) 99100-8589. Há uma equipe pronta para atender. Além de informações de como aderir ao programa, também existem vídeos de sugestões de atividades e orientação, realizados pela equipe. Essas atividades encontram-se ainda disponíveis no site, de acordo com a faixa etária da criança.

O programa

O PCF atende crianças de 0 a 36 meses e gestantes, através do Cadastro Único para Benefícios Sociais e o Bolsa Família, e crianças de 0 a 72 meses portadoras de necessidades especiais, por meio do Benefício de Prestação Continuada (BPC). O objetivo é alcançar esse público que ainda não é assistido na educação. “O desenvolvimento infantil nessa etapa é de total importância, então pensamos em uma metodologia para melhorar essa fase do crescimento”, explica Luís Silva de Souza, coordenador do PCF em Marabá.

O programa foi implantado no município no dia 22 de outubro de 2017, no primeiro ano da atual gestão. Logo após começou o período de estruturação da equipe, organização de logística e organização de busca ativa que passou a identificar as famílias e os territórios de atuação. Atualmente a equipe é composta por um orientador e 12 visitadores. Em um período normal chegam a ser realizadas seis visitas ao dia, por cada orientador, durante as terças e quartas-feiras.

O Criança Feliz funciona através de visitas domiciliares. Uma visitadora se dirige até casa da família aonde trabalha atividades sociopedagógicas com as crianças. Durante o período de isolamento social esse acompanhamento está sendo realizado de forma online e a própria família fica responsável pela execução das atividades com a criança. O retorno é feito por envio de vídeos e fotos das atividades por solicitação das equipes.

No ano passado o programa beneficiou 490 famílias. (Ascom PMM)

Comentários

Mais

Exposição excessiva de crianças em redes sociais pode causar danos

Exposição excessiva de crianças em redes sociais pode causar danos

A menina Alice, de 5 anos, ama tirar fotos e vídeos. Ela tem um perfil na rede social Instagram administrado…
Pará recebe mais 157.950 mil doses de vacina contra a Covid-19 neste sábado (25)

Pará recebe mais 157.950 mil doses de vacina contra a Covid-19 neste sábado (25)

O Pará recebeu, na madrugada deste sábado (25), a 89ª remessa de vacinas contra a Covid-19 com 157.950 doses da…
Carne e leite: Pará adere ao Sistema Brasileiro de Inspeção

Carne e leite: Pará adere ao Sistema Brasileiro de Inspeção

Nesta sexta-feira (24), o governador do estado, Helder Barbalho, entregou o Certificado de Adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de…
Marido denuncia que esposa teve útero e intestino perfurados no HMI

Marido denuncia que esposa teve útero e intestino perfurados no HMI

Nada menos que 18 entidades civis, a maioria de defesa da mulher e combate a violências, assinaram uma nota denunciando…
Pará registra 589.962 casos e 16.635 mortes pela Covid-19

Pará registra 589.962 casos e 16.635 mortes pela Covid-19

O Pará contabilizou mais 334 casos de Covid-19 e 5 mortes causada pela doença. Segundo o boletim divulgado pela Secretaria…
Caixa lança nova versão do aplicativo Bolsa Família

Caixa lança nova versão do aplicativo Bolsa Família

Os beneficiários do Bolsa Família têm à disposição a nova versão do aplicativo do programa. A principal mudança consiste no…