Correio de Carajás

Profissionais de saúde de Curionópolis dividem UBS com ratos

A situação é extrema e chama atenção pela falta das condições mínimas de trabalho. Servidores do município de Curionópolis se desdobram para atender pacientes na Unidade Básica de Saúde “Miguel Chamon”, localizada no centro da cidade, em espaços completamente insalubres, onde até mesmo os equipamentos estão virando sucata.

Em um relato comovente, a enfermeira responsável pela unidade de saúde, Poliana Cunha, falou à reportagem sobre as dificuldades diárias enfrentadas por sua equipe: “trabalhamos dando nosso melhor, mas infelizmente há quatro anos não recebemos o mínimo de atenção. As macas para atender pacientes são inseguras, a cadeira de dentista nunca recebeu reparos e todos os dias, durante os atendimentos, presenciamos ratos e outros animais circulando pelo postinho, colocando em risco de contaminação até os medicamentos que não têm lugar certo para armazenamento” desabafa.

A enfermeira conta que os funcionários já tentaram de tudo para inibir a invasão, mas o prédio está com condições sanitárias comprometidas e acaba facilitando o aparecimento dos roedores.

Leia mais:

Por pior que pareça, a situação ainda fica mais grave. Quando chove, a água toma conta das salas, inundando até mesmo as prateleiras onde os medicamentos ficam armazenados. A umidade gerada pela água já estragou itens como balanças, cadeiras e mesas. Na sala da enfermaria, a mesa de atendimento dos profissionais chegou até a cair em uma paciente durante uma consulta.

A prefeita Mariana Chamon, que assumiu o cargo no último dia 1º de janeiro, acompanhada da secretária de saúde Elizeth Rodrigues, visitou as dependências da UBS: “infelizmente, essa é a realidade que estamos encontrando em todos os setores aqui de Curionópolis. Não tivemos acesso às informações da prefeitura e ainda estamos no meio de uma pandemia, recebendo a saúde totalmente abandonada e em péssimas condições. Já iniciamos um trabalho de urgência para conseguir solucionar esses problemas e atender a população com dignidade”, garantiu a gestora.

Para conseguir atender a demanda da população do bairro, a Secretaria de saúde está remanejando alguns atendimentos e providenciando um novo local para que o Posto de Saúde funcione em melhores condições. “A precariedade em que encontramos a saúde no município é assustadora. A prioridade agora é oferecer atendimento digno aos moradores de Curionópolis e, também, melhores condições aos servidores da saúde. Mesmo com todas essas dificuldades, estamos montando um planejamento eficiente para atender a demanda do município e resolver esses problemas tão graves deixados pela antiga gestão” afirmou a secretária de saúde Elizeth Rodrigues.