Correio de Carajás

Profilaxias de prevenção ao HIV estão disponíveis em Parauapebas

CTA/SAE de Parauapebas é o primeiro do sul do Pará a receber os tratamentos que previnem a contaminação
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O CTA do município registrou 251 novos casos nos últimos 18 meses; PrEP e PEP podem reduzir os riscos de contágio

Oitenta e sete novos casos de infecção por HIV foram registrados pelo Centro de Testagem e Aconselhamento – Serviço de Atendimento Especializado (CTA/SAE) de Parauapebas, que também atende Canaã dos Carajás, Eldorado do Carajás e Curionópolis, nos primeiros seis meses do ano. São 13 casos a menos que o acumulado no mesmo período de 2020. Em todo o ano passado, o órgão registrou 164 novos casos.

Analisando os 251 casos contabilizados nos últimos 18 meses, destaca-se que o número de ocorrências é maior entre homens — 163 contra 88 casos em mulheres – e em heterossexuais — 158 casos contra 93 casos entre homossexuais e 17 entre bissexuais). Deste total, 224 casos são de moradores de Parauapebas e outros 21 acumulados entre os municípios de Curionópolis, Canaã e Eldorado. Por fim, há seis casos de outros municípios, vindos de transferência externa.

Uma boa notícia neste cenário é que Parauapebas se tornou o primeiro município no sul do Pará a receber os tratamentos de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e Profilaxia Pós-Exposição (PEP), oferecidos pela Secretaria Estadual de Saúde (Sespa). Os dois são medidas profiláticas contra o contágio do vírus HIV, causador da AIDS.

Leia mais:

Em entrevista ao Portal Correio de Carajás, o médico infectologista Tiago Soares Fonseca explicou como funcionam os dois tratamentos. “A PrEP é uma forma de prevenção voltada para pessoas que se expõem com muita frequência ao risco de contrair o vírus HIV, devido ao comportamento de maior risco”, preconizou Tiago. Profissionais do sexo são o público mais indicado a receber a PrEP.

“Caso a pessoa não tenha contraindicações para receber as duas medicações que combatem o vírus HIV, ela passa por uma triagem. Se ela tiver os critérios de elegibilidade, ela usará a medicação de forma a se prevenir. É mais uma forma de prevenção, pois sabemos que tanto HIV quanto ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) devem ser prevenidas com o maior número possível de ferramentas, pois quanto mais a pessoa usar, mais protegida estará”, reforçou Tiago. É importante lembrar que a PrEP não previne o contágio por outras ISTs, como hepatites virais e gonorreia.

Médico infectologista Tiago Soares Fonseca explica como funcionam a PrEP e a PEP

Sobre a PEP, Tiago esclarece tratar-se de uma ferramenta farmacológica para prevenir que a pessoa contraia HIV após uma exposição de risco. “Por exemplo, teve uma relação sexual desprotegida e não sabe se a pessoa tem o vírus ou não. Em até 72 horas após o evento, é possível usar o medicamento para diminuir o risco dessa pessoa adquirir o vírus HIV”. O infectologista pontua que outros eventos como compartilhamento de objetos perfuro-cortantes, como seringas, também são elegíveis para quem procura a PEP.

Os interessados pelos tratamentos PrEP e PEP deverão procurar o CTA/SAE, localizado na Rua P, nº 405, Bairro União, das 8h às 12h e das 14h às 17h, de segunda à sexta. O telefone para contato é (94) 3346-8538. (Juliano Corrêa)

Comentários

Mais

Líder da Fetraf estadual perde luta contra o câncer

Líder da Fetraf estadual perde luta contra o câncer

Nesta terça-feira, dia 27, Viviane Pereira de Oliveira, a popular Vivian, perdeu a luta de oito anos contra um tumor…
Moradores da Vila do Rato aprovam ponte interligando ao Bairro Amapá

Moradores da Vila do Rato aprovam ponte interligando ao Bairro Amapá

Após a notícia da possível construção de uma ponte interligando os bairros Amapá e Marabá Pioneira, passando pela Vila Canaã…
Professores de Marabá voltam às escolas dia 9 de agosto

Professores de Marabá voltam às escolas dia 9 de agosto

Pela primeira vez, desde o início da pandemia, em março de 2020, todos os professores da rede municipal de Educação…
Enfermeiros consolam homem com fobia de agulha para vaciná-lo na Paraíba [VÍDEO]

Enfermeiros consolam homem com fobia de agulha para vaciná-lo na Paraíba [VÍDEO]

Brincadeiras à parte, muitos adultos possuem fobia de agulha – uma condição conhecida como ‘Aicmofobia‘. Esse pavor inconsciente por vezes…
Presidente do Flamengo e mais quatro são denunciados pelo MPF por prejuízo a fundos de pensão

Presidente do Flamengo e mais quatro são denunciados pelo MPF por prejuízo a fundos de pensão

O Ministério Público Federal de Brasília denunciou à Justiça o presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, e outras quatro pessoas pelo…
Butantan entrega mais 1,5 milhão de doses de CoronaVac

Butantan entrega mais 1,5 milhão de doses de CoronaVac

O Instituto Butantan entregou hoje (28) mais 1,5 milhão de doses de CoronaVac, vacina contra a covid-19 desenvolvida em parceria…