Correio de Carajás

Professores de São Domingos entram em estado de greve

Os servidores da educação de São Domingos do Araguaia estão em greve desde às 10 horas da manhã de ontem (21). Entre as reinvindicações, estão o atraso dos salários do mês de dezembro do ano passado, o plano de carreira e o não fechamento da Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Castor Braga.

De acordo com a coordenadora geral do Sintepp (Sindicato dos Professores do Pará), Cleuzimar Gonçalves de Oliveira, o plano de carreira que está defasado. Segunda ela, no ano passado foi dada entrada em um projeto de lei do plano, porém não houve uma discussão com a categoria.

“Nós discutimos com os vereadores e solicitamos deles a inviabilidade do projeto, só que nos foi negado. Agora, estamos requerendo do governo a discussão do plano”, afirmou.

Leia mais:

Além disso, outro assunto pelo qual os professores estão em greve é o não fechamento da Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Castor Braga. Segundo a coordenadora, a escola possui mais de 200 alunos e, pais e muitas pessoas da comunidade se uniram a eles para que o espaço não tenha as portas fechadas.

“Lá é uma escola com mais de 200 alunos matriculados, que ainda não tem prédio próprio, mas nós sabemos que o encaminhamento correto não é fechar a escola e sim providenciar um prédio da prefeitura. Estamos também na luta por isso”, explicou.

Os grevistas ocupam a Secretaria de Educação do município e ainda aguardam pelo posicionamento do secretário municipal de educação, Carlos Ricardo Rodrigues, que até o fechamento desta edição não fez nenhum contato com os professores.

Ainda segundo a coordenadora, eles receberam a Polícia Militar, que os questionou sobre o motivo da ocupação. Após a saída deles, um delegado da Polícia Civil também esteve no local para saber as informações. “O delegado disse que ia buscar um meio de viabilizar a nossa conversa com o secretário, mas nada foi feito”, informou.

Apelo

Perguntada pela reportagem do CORREIO sobre o período de pretendiam permanecer no prédio da secretaria, a coordenadora informou que a ocupação seguiria até as 19 horas da noite e que seria retomada hoje, a partir das 7 horas da manhã. “Foi decidido agora no final da tarde a nossa saída, mas amanhã voltaremos”, disse.

“A gente faz um apelo ao prefeito e ao secretário de educação, para que eles possam cuidar com mais zelo da educação do município, porque essa situação não é fácil para nós. Hoje seria o dia que os professores retornariam para as escolas, com seus projetos, mas devidos esses acontecimentos, estamos aqui, buscando uma solução para o nosso problema”, apelou.

O CORREIO tentou ao longo do dia e não conseguiu contato com a Prefeitura ou a Secretaria de Educação de São Domingos. (Karine Sued)