Intitulado “O Mistério da Arte”, o livro é resultado do projeto de mestrado do professor André Vianello. Segundo ele, escrever o romance foi uma aposta nesse gênero literário, que até então não vinha sendo explorado pelos escritores regionais nas salas de aula, pois muitas escolas já vinham sendo palco de discussões com a presença dos autores de pomas, contos e crônicas.
“As séries finais do Ensino Fundamental estavam descobertas e eu me lancei a ao desafio quando descobri que havia essa lacuna, de produzir um material que pudesse se encaixar no perfil desse projeto que vai trabalhar com o romance na escola”, explica.
O autor conta que o processo criativo ocorreu quase que de maneira psicográfica, pois as impressões de Marabá, seja pelos lugares ou pelas vozes das pessoas, formam a essência da estória criada por ele.
Leia mais:“Quem fotografa, quem gosta de história, de prédio histórico tem um prato cheio na Velha Marabá. É como se aquelas casas estivessem falando com você. Então, assim, o livro é um presente pra Marabá, que me deu essa estória”, conta.
O enredo se passa na década de 1960 e o cenário é a Velha Marabá do período do ciclo da Castanha. Os personagens são a junção de figuras que remetem a antigos costumes da cidade com a homenagem que o escritor decidiu prestar a algumas pessoas de sua admiração pessoal. O livro tem ao todo 128 páginas e foi lançado no estande dos escritores regionais no salão da Festa Literária de Marabá, no final da tarde do último domingo.
A obra é a primeira publicação de André Vianello, que recebeu apoio de uma editora que incentiva novos escritores. O contato entre autor e a empresa veio após o concurso realizado em Marabá, denominado Prêmio Amazônia de Literatura, que na época rendeu apenas boas notas ao texto.
“O livro acabou não tendo sucesso. Eu acho que porque eu tive aproximadamente 25 dias de colocar no papel uma coisa que estava na cabeça e organizar etc. Então isso deve ter afetado a qualidade do texto. Mas, uma semana depois do resultado, a editora que apoiava o prêmio me ligou e perguntou se eu tinha interesse de publicar, que eles haviam gostado do material, acharam que ele era atrativo”, revela.
Em cerca de três meses de trabalho o livro estava pronto e o lançamento foi realizado no último dia 29 de agosto, com direito a uma divulgação inovadora feita na internet. “Eu usei uma estratégia que ainda não havia visto por aqui e em nenhum outro lugar, na verdade. Resolvi gravar áudios com o texto do livro, colocar algumas fotografias que estão presentes na estória do livro e divulgar através das redes sociais. Foi extremamente compensador fazer isso porque muita gente que comprou o livro, depois me ligou pra dizer ‘poxa, esse texto é tão familiar!”, conta.
Conheça o autor
André Vianello é formado em Letras pela Universidade Federal do Pará (UFPA), com mestrado na mesma área pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Se dedicou à escrita jornalística por 14 anos e resolveu priorizar o trabalho na área da Educação. Atualmente, tem aprimorado a prática da escrita literária. Filho de pai cearense e de mãe tocantinense, André nasceu e foi criado em Marabá e classifica seu primeiro livro como uma obra genuína da terrinha.
“O Mistério da Arte trata disso: de uma estória marabaense, com marabaenses, feita por um marabaense”, finaliza. (Fabiane Barbosa e Ulisses Pompeu)