O professor Diego Frank Marques Cavalcante, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), participa, nesta sexta-feira, 26, do lançamento do livro Brasilidades, confluências e cosmopolíticas em variações esquizoanalíticas, publicado pela Editora Dialética. O evento ocorrerá a partir das 13h30, na Sala 01 do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís (MA).
Promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da UFMA, o lançamento reunirá organizadores, autores e pesquisadores que contribuíram para a construção da obra, que propõe reflexões sobre as múltiplas expressões das brasilidades, os processos de subjetivação e as interfaces entre cultura, filosofia, psicologia, arte e política a partir da perspectiva da esquizoanálise.
O livro foi organizado por Flávia Cristina Silveira Lemos, Diego Frank Marques Cavalcante, Flávio Luiz de Castro Freitas, Deivison Warlla Miranda e Dolores Cristina Gomes Galindo, congregando pesquisadores de diferentes instituições e áreas do conhecimento.
Leia mais:Entre os participantes confirmados para o lançamento estão o professor Flávio Luiz de Castro Freitas (UFMA), docente do Departamento de Filosofia, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade e do Grupo de Pesquisa Filosofia das “Psis” e Teoria da Afetividade; a professora Flávia Cristina Silveira Lemos (UFPA), docente do curso de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará e coordenadora do Grupo de Pesquisa Transversalizando (CNPq); e o professor Diego Frank Marques Cavalcante (Unifesspa), docente da Faculdade de Comunicação (Facom) e do Programa de Pós-Graduação em Letras (Poslet), além de coordenador do Grupo de Pesquisa em Semiótica e Esquizoanálise (CNPq).
Além de integrar a equipe organizadora da obra, o professor Diego Marques é autor de dois capítulos. No Capítulo 8, intitulado “Brasilidade menor e o devir-pantanal da poesia: cartografia das sensações em Manoel de Barros”, o autor analisa os processos de criação poética e os modos de existência presentes na obra do poeta mato-grossense. Já no Capítulo 13, “Perspectivismos na geofilosofia e geohistória”, desenvolve reflexões sobre território, pensamento e produção de subjetividades a partir de abordagens contemporâneas da filosofia da diferença.
Segundo os organizadores, a coletânea busca contribuir para os debates sobre cultura brasileira, pensamento crítico e produção de conhecimento em contextos marcados pela diversidade de experiências, saberes e modos de vida. A obra reúne diferentes perspectivas teóricas e metodológicas que dialogam com a esquizoanálise, enfatizando processos de criação, resistência e invenção social.
O lançamento representa também uma importante articulação acadêmica entre pesquisadores da UFMA, UFPA e Unifesspa, fortalecendo redes interinstitucionais de pesquisa voltadas aos estudos da cultura, da subjetividade e das transformações contemporâneas.
Serviço
Evento: Lançamento do livro Brasilidades, confluências e cosmopolíticas em variações esquizoanalíticas
Data: 26 de junho de 2026
Horário: 13h30
Local: Sala 01 do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade – UFMA, São Luís (MA)
Promoção: Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (UFMA)
